FANDOM

A Vila do Porto é uma freguesia semi-urbana do municipio de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria. Tem uma superfície total de 26,04 Km2 e 3 115 habitantes (Censos 2011), o que corresponde a uma densidade populacional de 119,6 hab./Km2. De passado predominantemente agrícola, atualmente a sua economia se baseia nos setores secundário e terciário. Sedia o Centro Oceânico de Controlo Aéreo. Possui um aeroporto internacional. Tem um pequeno porto comercial e de recreio (marina).

A parte mais antiga dos Açores, se localiza na costa oeste da ilha. Tem como limites o Oceano Atlântico, a norte, oeste e sul, as freguesias de Almagreira e São Pedro a este. O seu núcleo histórico apresenta duas zonas distintas: a primeira zona, abaixo da Igreja de N. Sra. da Assunção, mantém o traçado primitivo das suas ruas de cariz medieval; a segunda zona, a mais recente, acima da Igreja, o casario se desenvolveu ao longo de uma rua comprida e espaçosa. A freguesia integra os lugares de Salvaterra, Valverde, Pedras de São Pedro, Flor da Rosa, Santana, Aeroporto e Anjos.

Património edificado Editar

De acordo com a tradição, as habitações da freguesia de Vila do Porto são pintadas na cor branca com barras realçando a pedra de cantaria e em muitos casos com a cor tradicional das freguesias (azul anil de Santa Bárbara, verde de Santo Espírito, amarelo ocre de São Pedro e almagre de Almagreira) por opção dos habitantes dessas freguesias quando vinham viver definitivamente para Vila do Porto de modo a manter uma ligação afetiva com a sua freguesia de origem. Entre o património edificado se destaca:

Monumentos, museus e jardins Editar

Saiba Mais Editar

Personalidades Editar

Ligações externasEditar