Água de Pau é uma freguesia açoriana do município da Lagoa, Ilha de São Miguel. com 17,43 km2 de área e cerca de 4.000 habitantes (Censos 2001), o que corresponde a uma densidade populacional de 179,1 hab./km2. Fica situada na costa sul da ilha, a cerca de 17 km de Ponta Delgada e a 7 km da sede de município.

Devido à falta de recursos e de elementos indispensáveis para poder continuar a ter uma administração regular", o município de Água de Pau foi extinto por força do Decreto de 19 de Outubro de 1853 e o seu território incorporado no município da Lagoa. Embora tenha perdido o estatuto de município não lhe fora retirado o título de Vila. Foi elevada a categoria de Vila pelo Decreto Regional 29/2003/A, de 24 de Junho.

Sua História[editar | editar código-fonte]

Foi elevada a freguesia a 28 de Julho de 1500. A 28 de Julho de 1515, por carta régia de D. Manuel I, Água de Pau foi elevada a Vila e sede de município do mesmo nome. Antes, a vila de Água de Pau, integrava o povoado de Ribeira Chã. A primitiva igreja matriz foi destruída pelo forte sismo de 1522, tendo-se iniciado a sua reconstrução em 10 de Novembro de 1525. A fixação dos primeiros habitantes deveu-se à existência de nascentes de água potável, por ser atravessada por uma ribeira - a Ribeira de Água de Pau - que serviu a localidade como fonte de energia e, por último, devido ao fato de as suas terras serem férteis e abrigadas. No Século XVI, a principal cultura era o pastel, "pomares de muita fruta" na zona do Paúl, e na Caloura, predominavam a vinha e as figueiras.

Hoje, grande parte da sua população dedica-se à agricultura e pecuária, sendo também de registar o número daqueles que têm a sua ocupação na construção civil, nos serviços e comércio. O artesanato tem forte implantação na localidade, sendo de realçar os bonequeiros, trabalhos em vime e a tecelagem.

Museus, Monumentos e Jardins[editar | editar código-fonte]

Além da Igreja (Matriz), existe ainda as igrejas de N. Sra. da Ajuda, N. Sra. de Monserrate, São Pedro, N. Sra. do Rosário, São Sebastião, N. Sra. das Dores e N. Sra. da Conceição, a maioria já desaparecidas.

O Convento da Caloura é um convento com uma modesta dimensão e arquitetura, cuja a construção remonta ao Século XVI. Tem uma peculiar localização uma vez que se encontra construído sobre rochedos mesmo junto à beira-mar. Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público pelo Governo Regional dos Açores. Este convento encontra-se ligado ao ínicio do Culto do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Foi as religiosas deste convento que receberam de presente a imagem do Senhor Santo Cristo, oferecida pelo Papa Paulo III. A imagem encontra-se guardada no Convento de N. Sra. da Esperança, na cidade de Ponta Delgada.

Anexo ao convento, existe a Igreja de N. Sra. da Conceição. A sua fachada é ladeada por duas torres sineiras baixas e com apenas um sino cada uma. No frontispício da fachada principal, encontra-se um nicho onde se encontra localizada uma imagem de N. Sra. da Conceição. No seu interior desta construção, feito em estilo barroco está revestido por uma preciosa coleção de azulejos oitocentistas. A capela-mor tem curiosos retábulos onde se encontram igualmente várias e curiosas imagens de anjos.

Pelo Decreto Legislativo Regional 29/2003/A, de 24 de Junho, Água de Pau foi elevada a categoria de “vila”. Embora tenha perdido o estatuto de município não lhe fora retirado o título de vila.

Do ponto de vista cultural, se destaca a criação, da primeira banda de música da localidade "A União", em 1859. A "Fraternidade Rural", banda ainda hoje existente, criada em 1867 com a designação de "Estímulo Artístico".

Hoje, é grande o dinamismo da comunidade pauense na área da cultura, com a atividade das seguintes entidades: o Grupo Jovem Pauense, a Associação Musical "Os Amigos da Paz", o Grupo Musical "Lua Nova", o Grupo "Amantes da Musica", o Grupo de Escuteiros n.º 97 da Vila de Água de Pau e ainda o Grupo "Luar de Agosto".


Saiba Mais[editar | editar código-fonte]

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.