FANDOM

"Transmaçor - Transportes Marítimos Açorianos, Lda." foi fundada em 22 de Dezembro de 1987, resultou da fusão da "Empresa das Lanchas do Pico, Lda.", armadora das lanchas "Espalamaca" e "Calheta"; da "Empresa Açoriana de Transportes Marítimos, Lda.", que navegava com o navio "Terra Alta", e da "Transcanal - Transportes Marítimos do Canal, Lda.", detentora dos tradicionais barcos de boca aberta "Picaroto" e "Manuel José". Estas sociedades detêm 80% do Capital Social e o Governo Regional dos Açores detêm o restante. A "Transmaçor" escala as cinco ilhas do Grupo Central do arquipélago dos Açores e mantêm atualmente ao seu serviço uma frota constituída pelas embarcações: "Expresso do Triângulo", "Cruzeiro do Canal" e "Cruzeiro das Ilhas". Atualmente, as embarcações ao serviço da Transmaçor operam nas ilhas do Grupo Central, efetuando ligações regulares durante todo o ano, com especial destaque para as ligações entre os portos da Horta (Ilha do Faial) e Madalena (Ilha do Pico) em que são realizadas entre 4 e 6 viagens diárias.

Frota da Transmaçor Editar

* “CRUZEIRO DAS ILHAS”foi construído nos Estaleiros de São Jacinto, em Aveiro, em 1986 propriedade da R. A. Açores, inicialmente baptizado de “Cruzeiro do Canal”, começou a operar nos Açores, em Março 1986. Em Janeiro de 1988, começou a operar ao serviço da Transmaçor, assegurando as ligações entre as 5 ilhas do Grupo Central. Tem capacidade para transportar 208 passageiros. Possui um compartimento para transporte de 2 macas.

* “CRUZEIRO DO CANAL”foi construído nos Estaleiros de São Jacinto, em Aveiro, em 1987, propriedade da R. A. Açores, inicialmente batizado de “Cruzeiro das Ilhas”, começou a operar nos Açores, em Julho de 1987. Em Janeiro de 1988, começou a operar ao serviço da Transmaçor, assegurando as ligações entre os portos da Horta (Ilha do Faial) e Madalena (Ilha do Pico). Tem capacidade para transportar 244 passageiros. Possui um compartimento para transporte de 2 macas.

* “EXPRESSO DO TRIÂNGULO”- Foi construído nos Estaleiros Fjellstrand, em Omastrand, na Noruega, em 1983, propriedade da Siturjorgense, SA, começou a operar nos Açores em Agosto de 2001. Em Dezembro de 2001, começou a operar ao serviço da Transmaçor, assegurando as ligações entre as ilhas do Faial, Pico e São Jorge – as chamadas “Ilhas do Triângulo”. Tem capacidade para transportar 160 passageiros.

* “EXPRESSO DAS ILHAS” - Foi construído nos Estaleiros Marinteknik Verkstads AB, na Suécia, em Maio de 1990, propriedade da Transmaçor, começou a operar nos Açores em Setembro de 2003, assegurando as ligações entre as 5 ilhas do Grupo Central, na época de Verão. Tem capacidade para transportar 242 passageiros.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar