FANDOM

A 27 de Outubro de 1727 dá-se a desanexação da freguesia de Rosto de Cão, ficando as freguesias de: Rosto de Cão (São Roque) e Rosto de Cão (Livramento).

Rosto de Cão (São Roque) situa-se na costa meridional da ilha de São Miguel, é uma das localidades limítrofes do concelho de Ponta Delgada.

Com uma área aproximadamente de quadrados e fica a cerca de do concelho de Ponta Delgada.

Esta freguesia é constituída pelas zonas: Praia dos Santos; Terreiro onde se situa o Pico do Ilhéu Rosto de Cão que dá o nome á freguesia; Madalena onde se situa a vivenda onde viveu Francisco Maria Supíco farmacêutico, que se radicou nos Açores, fundadora da farmácia do hospital e do Jornal a Persuasão; Poço Velho, em 1582 D. António Prior do Crato desembarca no lugar Rosto de Cão junto á Praia da Igreja de S. Roque acompanhado de uma armada e alguns Fidalgos de França, ficando hospedados nas casas de Nuno Gonçalves Botelho, onde hoje em dia são as Escolas do Plano do Centenário; e Pico das Canas.

Ao longo da freguesia estende-se uma costa marítima que é composta por calhau areais: Praia das Milícias e Praia da Igreja, e fortes que servia de vigia para proteger a ilha dos invasores.

O seu povoamento ocorreu no Sec. XVI, sendo encontrado só em 1563 o primeiro documento de registos dos baptismos.

Na obra do Dr. Gaspar Frutuoso, "Saudades da Terra" lê-se que "Logo junto está a Igreja de S. Roque, freguesia de cento e vinte e seis fogos e almas de confissão quatrocentas e quarenta e cinco, das quais são de comunhão trezentas e dez, que é sofraganha á cidade; cujo primeiro vigário foi Pêro Cão, que serviu mais de quarenta anos neste lugar chamado Rosto de Cão e freguesia de S. Roque, em cujo a história se lê que um cão lhe lambia as chagas;..."

A igreja paroquial remota ao Século. XVI, tendo sida substancialmente alterada no Século XVII e XVIII, sendo seu padroeiro S. Roque e a festa realiza-se no penúltimo domingo de Agosto.

Existem várias ermidas: ermida e convento de Belém que foram construídos no Século XVII, para repouso dos Jesuítas e sendo hoje residência do Ministro da Republica; Ermida N. Sra. do Pilar; ermida de Santa Margarida; ermida de N. Sra. Monte do Carmo; e Ermida de Santo António.

Em 1899 foi fundada a Banda Lira de São Roque, existente nos nossos dias, em banda abre a escola de música.

O Grupo Desportivo de S. Roque ( também conhecido por amarelos de São Roque) Foi fundado em 1960.

A população é 4.414 habitantes, segundo os números do último recenseamento que data do ano 2006, no portal da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

GRÃO DE MILHO

Rosto de Cão congratula o artesão António Nunes da Cunha signatário do blogue http://www.grao-de-milho.blogspot.com/ , pela inovação de novos projectos de artesanato contemporâneo.

Rosto de Cão deseja as maiores felicidades e sucessos ao artista.

Neste natal vamos todos oferecer uma peça de artesanato.