FANDOM


O Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA) foi criado pelo Decreto Lei n,º 124/80 de 17 de Maio, por vontade expressa do Governo Regional dos Açores, com o acordo do Governo da República, e como resultado do regime autonómico implementado após o 25 de Abril de 1974. Com a sua criação foram extintas as três delegações que o Instituto Nacional de Estatística (INE) possuía em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, ficando o SREA constituído, para além da sua sede em Angra do Heroísmo, pelos núcleos de São Miguel e do Faial.

O SREA foi criado quatro meses após o Sismo de 1 de Janeiro de 1980 e, talvez por isso, talvez pela dificuldade de encontrar um edifício em Angra do Heroísmo que não estivesse danificado, a sua Sede ainda hoje não se encontra em instalações próprias.

As primeiras instalações do SREA foram na Rua da Miragaia, as mesmas onde funcionava a Delegação do INE, em Angra do Herísmo. Logo em 1981, transferiu-se “provisoriamente” para uns módulos pré-fabricados em São Carlos, onde esteve até 1999, mudando-se para o Largo Prior do Crato, onde se encontra atualmente. A Direção de Serviços de Produção passou ainda, durante alguns anos, por instalações na Rua do Galo. Também os Núcleos de São Miguel e Faial, se encontram a funcionar em instalações provisórias.

A redação do n.º 3 do Artigo n.º 1 consubstancia uma das grandes funções do SREA: "Aos serviços regionais de estatística é conferido o duplo estatuto de delegação do Instituto Nacional de Estatística e de órgão central no âmbito da região."

Nos seus primeiros anos, a atividade do SREA desenvolveu-se mais como delegação do INE, do que como órgão central para a Região Autónoma dos Açores, sobretudo através da extensão aos Açores da produção estatística nacional e/ou comunitária emanada do INE e do Conselho Nacional de Estatística (CNE), mais tarde substituído pelo Conselho Superior de Estatística (CSE). Se assinala a importância crescente do seu trabalho de estudo e de análise estatística a nível regional, bem como da qualidade da informação disponibilizada.

Um dos objetivos realizados do SREA, foi a criação de um Web Site. Veio a permitir ter a informação organizada de uma forma mais estruturada, garantindo a coerência e fiabilidade da informação, e permitindo melhores facilidades de pesquisa dessa mesma informação. Passa a existir também a possibilidade da realização de inquéritos por via eletrónica, facilitando dessa maneira a recolha da informação e a participação mais fácil dos informadores através do uso desta tecnologia de comunicação. A divulgação da informação faz-se também através de diversas publicações. Como resultado da sua participação no Projeto SIE-MAC, SREA integra ainda o portal “http://www.siemac.org” juntamente com os Institutos de Estatística da Madeira e das Canárias.

O seu primeiro Diretor do SREA foi Osvaldo Nobre de Oliveira Morais que ocupou o cargo até Março de 1989. José Eduardo Machado Soares, sucedeu-lhe em Março de 1989 até Dezembro de 2000, e a partir dessa data, Augusto António Rua Elavai.

Até 2000, esteve sob tutela Secretaria Regional das Finanças e Planeamento, passando para o Secretário(a) Regional Adjunto(a) da Presidência do Governo Regional. A partir de 2004, ficou sob a tutela do Vice-presidente do Governo Regional.

O SREA começou com 21 funcionários, incluindo 9 no Núcleo da Horta e 5 em Núcleo de Ponta Delgada, dos quais 2 técnicos superiores. Atualmente são 57 funcionários, incluindo 9 no Núcleo de Ponta Delgada e 7 no Núcleo da Horta, dos quais 12 técnicos superiores.

Ligações Externas Editar