FANDOM


A freguesia de Santa Cruz é a principal freguesia do município, fazendo parte integrante da cidade da Praia da Vitória. Situa-se no extremo este da Ilha Terceira, junto a uma extensa baía semicircular e seu areal. Este fato facilitou desde muito cedo uma rápida implantação populacional.

Com uma área de 30,15 km² esta freguesia, agrupa os lugares da Casa da Ribeira, Santa Luzia e Santa Rita. A 25 km da cidade de Angra do Heroísmo. É a 3.ª maior freguesia dos Açores.

Em 1456, o flamengo Jacome de Bruges, Capitão-do-Donatário da ilha, residia "mais tempo na Praia, mas isso era por lá ter terras, e não porque ali fosse a cabeça de toda a Ilha". Nesse ano, foi fundada a Igreja de Santa Cruz da Praia (Matriz), sendo sagrada em 1517.

Igreja da Santa Casa da Misericórdia edificada em 1521. Incendiada em 1921, foi reedificada no ano seguinte, em 1924.

Em 24 de Maio de 1614, a vila da Praia foi praticamente destruida por um violento sismo. Foi de imediato reconstruída por ordem de D. Filipe I de Portugal.

Em 1829, decorreu na baía a Batalha Naval da Praia entre os partidários de D. Miguel e o exército liberal.

Casa Vitorino Nemésio (19 de Dezembro de 1901 - 20 de Novembro de 1978)

As principais atividades económicas (Agricultura, Pecuária, Pesca, Comércio, Serviços, Pequena indústria, Hotelaria) Santa Cruz é uma freguesia nitidamente virada para a hotelaria e o turismo mas é o sector primário a ter um peso significativo.

Património Cultural destaca-se Igreja Matriz, Igreja da Misericórdia, impérios, Casa Vitorino Nemésio, Casa das Tias (de Vitorino Nemésio), Paços do Concelho

Outros Locais de Interesse Turístico são ( Serra do Cume, Miradouro Varanda da Cidade, Miradouro de Santa Rita, Praias Balneares )