Santa Cruz (Lagoa) ou Santa Cruz da Lagoa, é uma freguesia açoriana do município da Lagoa, Ilha de São Miguel. Possuí uma superfície total de 14,26 km2 e 3 501 habitantes (Censos 2001), o que corresponde a uma densidade populacional de 245,5 hab./km2.
Em 23 de Abril de 1522, foi elevado o lugar da Lagoa [ "Alagoa" ], à categoria de vila e sede de um município do mesmo nome, a sudeste da ilha.
Igreja de Santa Cruz (Matriz), Museu da Lagoa.
O Forte de Santa Cruz da Lagoa, já desaparecido, foi erguido para proteção da vila da Lagoa e o porto dos Carneiros, dos frequentes ataques de corsários e piratas.
A Bateria de N. Sra. da Conceição de Caloura, também conhecida como Forte de N. Sra. da Conceição, localiza-se na povoação de Caloura, Município da Lagoa. Foi construido com a dupla função de proteção do porto pesqueiro e do Convento de N. Sra. da Conceição de Caloura, ao sul da ilha, pelo filho de Manuel de Sousa Correia, Capitão-mor da Ribeira Grande, que entrou para a Recolecta em 8 de Junho de 1751, ocasião em que tomou o nome de Manuel do Sacramento, assumindo o comando do forte. (Sara Nóia. "Foi na Caloura que tudo começou", Açorianíssima, Junho de 2000, pág. 13-4) Tratava-se de um simples parapeito onde se abriam três canhoneiras. Não há informações sobre a sua artilharia nem sobre o seu paiol, provavelmente no próprio convento. Por ser uma estrutura aberta, não pode ser classificada técnicamente como um forte.