FANDOM


O municipio de Vila Franca do Campo é formado por seis freguesias: Água de Alto, São Pedro, São Miguel, Ribeira das Tainhas, Ribeira Seca, Ponta Garça ocupando uma área de 77,98 Km2, na costa Sul da Ilha de São Miguel. É delimitado a Norte pelo municipio da Ribeira Grande, a Leste pelo municipio da Povoação, a Oeste pelo municipio da Lagoa e Sul pelo oceano Atlântico.

Residem em Vila Franca do Campo 11.137 habitantes (Censos de 2001), sendo que 37,3% da sua população tem menos de 25 anos.

Sua História Editar

Primeira capital da ilha e sede do seu único municipio durante anos, Vila Franca do Campo foi assim designada por localizar-se num campo extenso e plano e ser franca de direitos. Terá sido fundada por Gonçalo Vaz Botelho, que nela se fixou em meados do Século XV. Foi residência dos Capitães-donatários da Ilha de São Miguel.

Em 1522, a expansão económica, social e política de Vila Franca do Campo foi interrompida por um sismo que soterrou grande parte da Vila e matando um número elevado de vila-franquenses. Apesar da reconstrução, Vila Franca do Campo perde importância política, económica e social para Ponta Delgada, que se tornara a capital da ilha.

Apenas no Século XVIII, Vila Franca do Campo recupera economicamente da devastação do sismo de 1522, graças aos rendimentos económicos originados na exportação da laranja, principalmente para os mercados dos norte-americanos e Grã-Bertanha. É nesta época que se edificam casas apalaçadas e se ornamentam e enriquecem os templos religiosos e conventos.

Nos finais do Século XIX, a cultura do ananás substitui a da laranja, agora decadente em virtude da filoxera. A paisagem de Vila Franca do Campo começa a ser pontuda pelo rendilhado branco das estufas de ananases. Em 18 de Março de 1900, graças à visão empreendedora do Eng.º José Cordeiro, Vila Franca do Campo é a primeira localidade de Portugal a dispor de iluminação elétrica na via pública.

Monumentos, Museus e Jardins Editar

Economia Editar

A nível económico, Vila Franca do Campo consolidou uma aposta sustentada no Turismo, com uma assinalável valorização da sua frente marítima e na diversificação do lazer e da cultura. A taxa de natalidade é de 12,4% e a taxa de crescimento natural de 0,49%. O setor terciário é o setor no qual se insere a maioria da população ativa (61,8%), ocupando o setor secundário 34,4% da população e o setor primário apenas 3,8%. Com um tecido empresarial composto por 639 empresas, distribuídas maioritariamente pelos setores: Secundário (56,6%); Terciário (41,4%); e Primário (2%), Vila Franca do Campo gera um volume de negócios de 81,9 milhões de Euros, segundo os dados estatísticos de 2007. Por seu lado, a hotelaria tradicional dispõe de 307 camas. Ao nível social, é uma vila jovem, moderna e com um assinalável dinamismo social.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar