FANDOM

O Regimento de Guarnição 1 ou Regimento de Guarnição de de Angra do Heroísmo (RG1), instalada no Forte de São João Batista no Monte Brasil, cidade de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira. O RG1 foi criado em 1993, pelo Decr. Lei 50/93, 26 de fevereiro.

Tem como divisa é «Antes Morrer Livres que em Paz Sujeitos», palavras ditas pelo governador militar da Terceira, Ciprião de Figueiredo, em resposta a uma carta de D. Filipe I, em que confirma a sua fidelidade a D. António, Prior do Crato, recusando-lhe obediência. É seu patrono Ciprião de Figueiredo, e comemora o seu Dia Festivo a 25 de Julho, dia da Batalha da Salga. A sua divisa foi mais tarde adotada para a divisa da Região Autónoma dos Açores.

Organicamente, é composto pelo Comando com os respetivos órgãos de Estado-Maior, um batalhão de instrução e um batalhão de Infantaria (1.º Batalhão de Infantaria da ZMA), com um efectivo total de 520 militares.

Herança Histórica Editar

É uma unidade militar histórica do Exército Português. Teve a sua origem com o início da edificação do Forte de São João Batista, por volta de 1592, por ordem de Filipe I de Portugal (Filipe II de Espanha).

Destinava-se controlar as gentes rebeldes da cidade de Angra do Heroísmo que não gostavam do Domínio Filipino e proteger os navios espanhóis, provenientes das Índias Ocidentais (América Espanhola) que ali se abrigavam.

Missão Editar

Tem por zona de ação as ilhas Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. Tem por missão ministrar a instrução militar aos efetivos que lhe forem atribuídos; incorporar os militares destinados ao curso de formação de praças; organizar, treinar e manter as forças operacionais que lhe forem atribuidas; preparar e executar a convocação e mobilização dos cidadãos na situação de reserva de disponibilidade e organizar subunidades operacionais para satisfazer as necessidades do sistema de forças terrestre; participar na defesa terrestre do território nacional; cumprir outras missões ou tarefas que lhe sejam cometidas superiormente.

Comandantes da Guarnição Editar

Comandantes da Guarnição entre 1938 a 2009 Editar

Comandantes da Guarnição entre 1591 e 1766 Editar

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar