FANDOM


O Regimento de Guarnição nº 1 é uma unidade militar histórica do Exército Português, sediada no Fortaleza de São João Baptista, Monte Brasil . Teve a sua génese à época da Dinastia Filipina, quando do início da edificação da atual Forte de São João Batista, por volta de 1592, por ordem de Filipe I. Esta grandiosa construção destinada no seu início para a proteção dos Barcos espanhóis, provenientes das Índias Ocidentais (América Espanhola). É a maior construção militar feita por Espanha em todo o mundo. Tem cerca de 400 peças de artilharia, o que para uma ilha com a dimensão da Ilha Terceira, é uma capacidade enorme de defesa.


Trata-se de uma grande construção, com mais de 5 Km de muralhas, que rodeia todo o Monte Brasil, numa tentativa de proteger este de qualquer tentativa de assalto por forças inimigas. É uma construção, essencialmente espanhola, com planta de o Tibúrcio Spanochi e José Vilhena, engenheiro-mor de Espanha. As grandes e altas muralhas controlavam todos os ancoradouros da cidade de Angra, até ao sitio do Fanal, onde os navios portugueses e espanhois ancoravam em portos seguros independentemente dos ventos que se fizessem sentir, para descanso da tripulação, aguada e reparação.


A Ilha Terceira, e nomeadamente a cidade de Angra eram considerada invencível por Espanha, sendo toda a ilha coberta por uma cortina de cerca de 80 fortes numa extensão de 80 km. Esta fortaleza militar é a maior da Europa, tem toda uma área muralhada de cerca de 5 quilómetros muralha, dentro das quais albergava cerca de 1500 homens ao serviço de Filipe I.


Foi aqui nesta fortaleza que foi hasteada pela primeira vez o Estandarte da Monarquia Constitucional da rainha, D. Maria II. É ainda neste fortaleza que se vê o primeiro monumento construído após a Restauração da Independência Nacional. Aqui foi construída a 1º igreja em Portugal depois da restauração (1645). Tem ainda dentro das suas muralhas a casa do governador, um edifício altaneiro com belo trabalho de cantaria.


Neste forte, podem ainda ver-se as prisões do Corpo da Guarda cavadas na própria rocha do monte. Estas prisões, tinham sido entulhadas por ordem do rei D. João IV, «para não tornarem mais a servir de flagelo contra a humanidade», foram no entanto desentulhadas e utilizadas após a revolução de 1828, acolhendo, mais recentemente, aqueles que foram os primeiros presos políticos do Estado Novo.


A divisa " Antes morrer livres que em paz sujeitos " é uma frase extraída de uma carta que o então Governador dos Açores, Ciprião de Figueiredo, endereçou a D. Filipe I em resposta a outra, em que aquele rei procurou obter a rendição da Ilha Terceira. Esta divisa foi, embora mais recentemente, adotada pela Região Autónoma dos Açores.


Lista de Comandantes da Guarnição Editar


Ligações Externas Editar