FANDOM

Ramo Grande situa-se na parte nordeste da Ilha Terceira. É uma antiga designação das freguesias rurais de Santa Cruz da Praia, Lajes, Fontinhas, São Brás, Vila Nova e Agualva. Era uma das principais zonas de produção de trigo nos Açores e local da criação da raça bovina autótone - Bovinos do Ramo Grande. Na extensa área plana, foi instalada a Base Aérea das Lajes, que funciona juntamente com o Aeroporto Internacional das Lajes. Os principais centros populacionais são: a cidade da Praia da Vitória e a Vila das Lajes.

Teve origem quando uma extensa faixa do litoral nordeste da ilha se afundou em relação ao território contíguo, formando um graben, delimitado a nordeste pela escarpa da Serra de Santiago e a sudoeste pela escarpa das Fontinhas / Serra do Cume. Por isso, não é rigoroso designar de "planície do Ramo Grande", embora seja de uso corrente. Este graben é tetonicamente ativo. Está em progressivo afundamento e inclinando-se para sueste, fato que origina fortes sismos. Desde o povoamento da ilha, já ocorreram dois sismos em 1614 e 1841, que provocaram a destruição generalizada de grande parte do município da Praia da Vitória.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar