FANDOM


A RTP Açores foi criada na sequência da Revolução de 25 abril de 1974. O canal televisivo regional foi inagurado a 10 de agosto de 1975 com a intervenção do presidente da Junta Governativa dos Açores, general Altino Pinto de Magalhães. Foi escolhida a ilha de São Miguel para receber o centro emissor. Instalou-se os primeiros estúdios num edifício em São Gonçalo, nos arredores da cidade de Ponta Delgada, após algumas obras de adaptação. A primeira emissão durou seis horas, terminando com um Telejornal. Seguiram-se, durante vários meses, emissões experimentais com a duração de três horas diárias. Nesse tempo, os jornais chegavam de avião com atraso. Durante anos, a RTP Açores - a par da televisão norte-americana recebida na Base das Lajes, a que apenas os vizinhos tinham acesso - foi a única janela dos Açores para o Mundo.

A RTP Açores tem a missão de prestar serviço público como um canal de informação autónomo e dotado de meios técnicos e humanos adequados. Possui delegações em Angra do Heroísmo e Horta. Em 2003, mais de 85% dos conteúdos foram produzidos em Ponta Delgada, onde se encontra a maioria dos meios técnicos e humanos. O poder político regional, segundo os partidos da oposição, é tentado a se aproveitar da fragilidade da RTP Açores, tentando condicionar o serviço público.

No âmbito do plano de reestruturação da RTP anunciado por Miguel Relvas, Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares, pura e simplesmente "para os Açores e para a Madeira a ordem é cortar" nos custos. Pretendia reduzir a emissão a quatro horas diárias. Esta nova configuração da RTP Açores é inaceitável para os açorianos. "Não foram nunca ouvidos nem da ALRAA, nem o Governo Regional sobre decisões com impacto direto na Região, na autonomia e nos interesses dos açorianos", sublinhou André Bradford, Secretário Regional da Presidência. Não teve em conta a importância do canal regional para a formação e informação dos açorianos que vivem dentro e fora do arquipélago e coloca em causa dezenas de postos de trabalho qualificados que, durante anos, têm assegurado a regular emissão com eficácia e engenho.

Araujo Silva é o administrador do conselho de administração da RTP com o pelouro dos centros regionais dos Açores e da Madeira. São objetivos da RTP Açores reforçar a autonomia e a qualidade da oferta, alcançar a diáspora açoriana, bem como reduzir custos em nome da sustentabilidade da empresa. A nova direção é formada por António Maurício de Sousa, como diretor, e Sidónio Bettencourt, subdiretor.

Pedro Bicudo, jornalista açoriano, sucedeu a anterior direção formada por Osvaldo Cabral e Carlos Tavares. O seu percurso na Direção da RTP Açores ficou marcado pela polémica. A insatisfação generalizada com a estratégia de fusão entre os serviços públicos de rádio e de televisão levou à demissão da Direção de Informação da Antena 1 Açores. A 26 de maio de 2010, um comunicado conjunto da Subcomissão de Trabalhadores e do Conselho de Redação da RTP Açores, afirmou que a "gestão dos últimos quatro anos provocou danos irreparáveis na RTP Açores" e que esta precisava "de uma direção profissional, competente e mobilizadora que substitua o amadorismo que necessariamente conduz a uma gestão sem estratégia, sem projeto, incompetente, confusa e desprestigiante". Em junho de 2010, Artur Lima, deputado regional e líder do CDS-PP/Açores, acusou Bicudo de ser "incapaz de promover a mudança".

Programas em destaque Editar

  • "Bom Dia Açores" - programa matinal de informação regional variada, apresentado por Pedro Moura. Integra um boletim meteorológico regional.
  • "Jornal da Tarde Açores" -
  • "Telejornal Açores" -
  • "Atlântida" - produzido e emitido pela RTP-Açores e com emissão também na RTP-Internacional e RTP-Madeira, é um espaço de 90 minutos apresentado por Sidónio Bettencourt. Destina-se a divulgar as vivências e cultura dos açorianos, residentes ou não nas nove ilhas. Todos os programas são temáticos. Por vezes, é transmitido em directo do exterior, de modo a que o telespectador se insira no espaço humano e paisagístico das ilhas.
  • "Prova das 9" - programa apresentado por Rui Goulart, tendo como comentadores residentes Gilberta Rocha, Álvaro Borralho e Bastos e Silva.
  • "Estação de Serviço" - programa apresentado por Vasco Pernes.
  • "Parlamento" - programa com apresentação de Roberto Morais. Todos os partidos com assento parlamentar na ALRAA (PS, PSD, CDS-PP, CDU, BE, PPM) tem voz em cada programa. Três partidos estarão presentes nos debates, enquanto os restantes, serão ouvidos previamente sobre o assunto em análise naquele dia.

Saiba mais Editar

  • Centro Regional dos Açores da RTP, SA - da fusão entre direções da RTP e RDP.

Ligações externas Editar