FANDOM


Povoação
Brasão de Povoação Bandeira de Povoação
Brasão Bandeira
Localização de {{{Município}}}
Localização
Gentílico:
povoacenses
Área:
110,30 km²
Pop. Residente:
6 726 hab. (2001)
Densid. Populacional:
hab./km²
Eleitores Inscritos:
{{{eleitores}}} hab. (2001)
Número de Freguesias:
6
Fundação / Povoamento:
1839 / {{{povoamento}}}
Grupo:
{{{grupo}}}
Sub-grupo:
{{{sub-grupo}}}
Nome da Ilha:
Ilha de São Miguel
Ex-distrito:
Ponta Delgada
Orago:
[[N. Sra.
Mãe de Deus]]
Feriado Municipal:
3 de Julho
Código Postal:
9650-411 Povoação
Endereço:
Sede Municipal:
Lg. do Município, 1
Web Site:
[http://www.cm-povoacao.pt]
E-mail:
Correio Eletrónico
[geral@cm-povoacao.pt]
Municípios dos Açores

Povoação é uma vila, sede de um município na Ilha de São Miguel, Açores. Situa-se na zona oriental da ilha na costa sul, a 60 km da cidade de Ponta Delgada. Possui uma superfice total de 110,30 Km2 e 6 314 habitantes (Censos 2011), subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelos municípios da Ribeira Grande e de Nordeste, a oeste pelo município de Vila Franca do Campo.

As freguesias da Povoação são:

Sua História Editar

"Em certo tempo, o infante D. Henrique, desejando descobrir lugares desconhecidos no Oceano Ocidental, com o intuito de averiguar se existiam ilhas ou terra firme, além das descritas por Ptolomeu, mandou caravelas a procurar essas terras. Seguiram viagem e viram terra a Ocidente trezentas léguas além do Cabo Finisterra e vendo que eram ilhas entraram na primeira [ Ilha de Santa Maria ] ... e passando à segunda que hoje se chama Ilha de São Miguel, que igualmente estava desabitada, acharam muitas aves e milhafres, assim como abundantes nascentes de águas quentes sulfúreas." (Álvaro Salema, As navegações atlânticas no século XV, pág. 72-3)

Em 1432, Gonçalo Velho Cabral desembarcou pela primeira vez na Ilha de São Miguel, no lugar da Povoação Velha. Situa-se "entre duas frescas ribeiras de claras, doces e frias águas, [ a Ribeira de Além e a Ribeira de Pelames ] entre rochas e terras altas [ Morro de Santa Bárbara e Lomba dos Pós ], todas cobertas de espesso arvoredo de cedros (Juniperus brevifolia), louros (Laurus sp.), ginjas e faias, e outras diversas." Por se tratar de uma terra fértil e abundante em águas, o povoamento da ilha começou a partir de 1440.

Monumentos e Museus Editar

O Museu do Trigo, localizado entre a Lomba do Alcaide e a Lomba do Loução, é um espaço para apreciar os instrumentos outrora utilizados na ceifa do trigo. Dispõe de uma exposição permanente que retrata e explica as técnicas do cultivo, da colheita e da debulha do trigo e do uso da palha. Foi inaugurado a 31 de Julho de 2004, em resultado da reconversão museológica da debulhadora hidráulica da Ribeira do Engenho. Possibilita ainda a aquisição de produtos regionais confecionados na Povoação.

O Parque Zoológico da vila da Povoação.

O desaparecido Forte da Povoação, erguido para proteger do porto da vila. Era um pequeno forte, em cujos muros se abriam sete canhoneiras.

O núcleo Museológico da Ribeira Quente, e nas Furnas, o Parque Terra Nostra.

O lugar das Furnas, de acordo com os especialistas na área, se encontra a nossa maior riqueza – os recursos hidrológicos, resultantes das manifestações de vulcanismo ativo que se encontram patentes nas fumarolas e nos gaisers – manifestações únicas nos Açores. O Vale das Furnas detém 22 qualidades de águas minero-medicinais já classificadas, o que constitui em termos mundiais a maior hidrópole. Observatório Microbiano das Furnas (OMIC),

Festividades, Tradições e Curiosidades Editar

Realiza-se o festival regional dos pequenos cantores, intitulado Gala Regional dos Pequenos Cantores “Caravela D’Ouro”. Foi realizado pela primeira vez em 14 de Setembro de 1984. A iniciativa partiu de dois conterrâneos – Durval Simões Furtado e Fernando Cabral Leite. Nesse ano, é fundada a Orquestra Ligeira da Câmara Municipal da Povoação com o intuito de acompanhar as músicas interpretadas na Gala Regional “Caravela D’Ouro”.

A Associação Cultural e Desportiva de N. Sra. dos Remédios foi fundada em 1995 com o propósito de promover a cultura, o desporto na freguesia de N. Sra. dos Remédios. Presentemente, apoia o Futsal (Futebol de Salão), e inscreveu uma equipa no Torneio Anual do INATEL, que é disputado a nível de ilha. Apoia ainda o Grupo de Teatro “Ri-te senão levas” e um Grupo Coral. O Clube Naval da Povoação é uma instituição desportiva fundada a 22 de Outubro de 1999, com o natural intuito de aproveitar e explorar a proximidade da vila da Povoação ao mar e os desportos náuticos.

Situação Política Editar

5725 eleitores inscritos, 3030 eleitores votantes (52,93%), 2695 Abstenção (47.07%), 32 votos brancos (1.06%), 28 votos nulos (0.92%),

Ligações Externas Editar