FANDOM


Ponta Delgada
Brasão de Ponta Delgada Bandeira de Ponta Delgada
Brasão Bandeira
Localização de {{{Município}}}
Localização
Gentílico:
ponta-delgadense
Área:
231,9 km²
Pop. Residente:
46 102 hab. ([[1445]])
Densid. Populacional:
278,2 hab./km²
Eleitores Inscritos:
{{{eleitores}}} hab. ([[1445]])
Número de Freguesias:
24
Fundação / Povoamento:
2 de maio de 1499 / {{{povoamento}}}
Grupo:
{{{grupo}}}
Sub-grupo:
{{{sub-grupo}}}
Nome da Ilha:
Ilha de São Miguel
Ex-distrito:
Grupo Oriental dos Açores
Orago:
São Sebastião (Matriz)
Feriado Municipal:
2.ª feira após domingo da Festa Sr. Sto. Cristo dos Milagres
Código Postal:
9504-523 Ponta Delgada
Endereço:
Sede Municipal:
Prç. do Município
Web Site:
www.pontadelgadadigital.com
E-mail:
Correio Eletrónico
gabinetedomunicipe@mpdelgada.pt
Municípios dos Açores

Ponta Delgada é uma cidade na Ilha de São Miguel, Açores. Possui cerca de 46.102 habitantes, no perímetro urbano, e 20.113 habitantes, nas três freguesias urbanas, repartidos da seguinte forma: São Pedro (2 Km2; 7.177 habitantes), São Sebastião (2 Km2; 4.309 habitantes), São José (2 Km2 6.100 habitantes). É a maior e a principal cidade dos Açores. É sede da Presidência do Governo Regional. Até abril de 1976, foi sede do distrito administrativo do mesmo nome.

É sede de um município com uma superfície total de 231,9 Km2 e 65 853 habitantes (2001), que corresponde a uma densidade populacional de 2.334 hab./Km2. É subdividido em 24 freguesias. O município é limitado a leste pelos municípios da Ribeira Grande e da Lagoa. É o maior município dos Açores e o que reúne a maior diversidade de infra-estruturas e equipamentos.

Sua História Editar

Inicialmente, Ponta Delgada era um povoado de pescadores situado numa pequena enseada. Tera sido fundada por Pero de Teive. "Esta cidade de Ponta Delgada é assim chamada por estar situada junto de uma ponta de pedra de biscoito, delgada e não grossa como outras da ilha, quase rasa com o mar, que depois, por se edificar muito perto de uma Ermida de Santa Clara, se chamou Ponta de Santa Clara ..." - diz o hitoriador Gaspar Frutuoso. (Saudades de Terra) Veja Santa Clara.

Em 1499, foi elevada à categoria de Vila por D. Manuel I. Conheceu um enorme desenvolvimento económico e social, principalmente após o Sismo de 1522. Esta catástrofe soterrou Vila Franca do Campo, até então o principal centro populacional da ilha e sede da Capitania-donataria. Foi elevada a Cidade por Carta Régia de João III, a 2 de abril de 1546, sendo a segunda cidade dos Açores (depois de Angra).

Monumentos, Museus e Jardins Editar

Igreja de São José, Igreja de São Sebastião (Matriz), Igreja de São Pedro; Igreja de Todos-os-Santos (Colégio); Museu Regional Machado de Castro, Museu Militar dos Açores (Forte de São Brás), Convento de N. Sra. da Esperança (santuário diocesano), Museu Judaico (antiga Sinagoga de Ponta Delgada), Biblioteca e Arquivo Regional de Ponta Delgada (antigo Colégio dos Jesuítas), Jardim Botânico José do Canto, Jardim António Borjes, Portas do Mar, Palácio de Santana (residência oficial do Presidente do Governo Regional)

Em 2008, a zona litoral da cidade foi beneficiada com a inauguração das "Portas do Mar", que incluí um cais para navios de cruzeiros, projeto da autoria do arquiteto Manuel Salgado.

Festividades, Tadições e Curiosidades Editar

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar