Enciclopédia Açores XXI
(ok)
(ok)
 
(Há 2 edições intermédias do mesmo utilizador que não estão a ser apresentadas)
Linha 1: Linha 1:
'''Pedro Miguel''' é uma freguesia portuguesa do município da [[Horta (Município)|Horta]], na [[Faial (Ilha)|Ilha do Faial]], [[Região Autónoma dos Açores]]. Ocupa uma superfície total de 14,71 km² com 723 habitantes (2001). Possuí uma densidade populacional de 49,2 hab./km². A freguesia conta com 543 eleitores inscritos (Autárquicas 2005). Nas eleições intercalares realizadas em 2008, a freguesia contava com 555 eleitores inscritos. A sede da freguesia dista da cidade da [[Horta]] 6 km para norte.
+
'''Pedro Miguel''' é uma freguesia portuguesa do município da [[Horta (Município)|Horta]], na [[Faial|Ilha do Faial]], [[Região Autónoma dos Açores]]. Ocupa uma superfície total de 14,71 km² com 723 habitantes (2001). Possuí uma densidade populacional de 49,2 hab./km². A freguesia conta com 543 eleitores inscritos (Autárquicas 2005). Nas eleições intercalares realizadas em 2008, a freguesia contava com 555 eleitores inscritos. A sede da freguesia dista da cidade da [[Horta]] 6 km para norte.
   
 
A freguesia de Pedro Miguel situa-se num extenso vale ([[graben]]), entre a Lomba dos Frades ([[horst]]) e a Lomba Grande (Horst), é atravessada pela Ribeira de Pedro Miguel. No sítio de Grota Funda, uma cratera vulcânica onde foram encontrados fragmentos de carvão vegetal. Junto dela, situa-se uma fonte.
 
A freguesia de Pedro Miguel situa-se num extenso vale ([[graben]]), entre a Lomba dos Frades ([[horst]]) e a Lomba Grande (Horst), é atravessada pela Ribeira de Pedro Miguel. No sítio de Grota Funda, uma cratera vulcânica onde foram encontrados fragmentos de carvão vegetal. Junto dela, situa-se uma fonte.
  +
  +
Citando o Observatório Vulcanológico e Sismológico da Universidade dos Açores, a Proteção Civil adiantou que a crise sísmica em desenvolvimento no Faial desde [[20 de Maio]] de [[2008]], tem como referência epicentral a área do Graben de Pedro Miguel, na zona leste da ilha. A zona em causa abrange, além da fregesia de Pedro Miguel, também as freguesias da Ribeirinha e Salão.
   
 
== História, Monumentos e Museus ==
 
== História, Monumentos e Museus ==
A freguesia deve o seu nome a um certo Pedro Miguel, certamente um dos seus primeiros habitantes. Segundo Frei [[Diogo das Chagas]], em [[1643]], a freguesia paroquial de N. Sra. da Ajuda tinha 384 habitantes, distribuídos por 113 fogos. (''Espelho Cristalino nas Várias Ilhas'', pág. 478) Teve um fortim denominado '''Forte Baixo''', para vigiar o seu pequeno cais piscatório. Num alvará datado de [[7 de Agosto]] de [[1590]], passado pelo Rei D. Sebastião, no qual concede ao seu vigário a côngrua de 25 mil réis por não exceder a 100 fogos.
+
A freguesia deve o seu nome a um certo Pedro Miguel, certamente um dos seus primeiros habitantes. Em [[1643]], a freguesia de N. Sra. da Ajuda tinha 384 habitantes, distribuídos por 113 fogos. (''Espelho Cristalino'', [[Diogo das Chagas]], pág. 478) Teve um fortim denominado '''Forte Baixo''', para vigiar o seu pequeno cais piscatório. Num alvará datado de [[7 de Agosto]] de [[1590]], passado pelo Rei D. Sebastião, no qual concede ao seu vigário a côngrua de 25 mil réis por não exceder a 100 fogos.
   
No ano de [[1867]], a atividade pecuária e a indústria de laticínios era uma importante fonte de rendimento na freguesia. Chegou-se a fabricar grande quantidade de manteiga para exportação. Era ainda cultivado cereais e os mais variados géneros alimentícios, e alguma laranja. Em [[1871]], Pedro Miguel tinha uma população de 1 757 habitantes, distribuídos por 425 fogos. Tinha então duas escolas de instrução primária, uma masculina e outra feminina. Juntamente com as freguesias da [[Ribeirinha - Freguesia|Ribeirinha]] e da [[Praia do Almoxarife - Freguesia|Praia do Almoxarife]], formavam um "distrito de Juiz de Paz" e era sede da Assembleia Eleitoral das ditas freguesias.
+
No ano de [[1867]], a atividade pecuária e a indústria de laticínios era uma importante fonte de rendimento na freguesia. Chegou-se a fabricar grande quantidade de manteiga para exportação. Era ainda cultivado cereais e os mais variados géneros alimentícios, e alguma laranja. Em [[1871]], Pedro Miguel tinha uma população de 1 757 habitantes, distribuídos por 425 fogos. Tinha então duas escolas de instrução primária, uma masculina e outra feminina. Juntamente com as freguesias da [[Ribeirinha|Ribeirinha]] e da [[Praia do Almoxarife|Praia do Almoxarife]], formavam um "distrito de Juiz de Paz" e era sede da Assembleia Eleitoral das ditas freguesias.
   
A sua igreja foi grande parte destruída com o Sismo de [[9 de Julho]] de [[1998]] e pelo incêndio que lhe sucedeu. Era um templo espaçoso, de três naves e uma fachada apresentando uma torre sineira ao centro, destacada, formando um átrio de arcadas, em frente à porta principal, a igreja dedica a sua Capela-mor a N.ª Sra. da Ajuda. Nela se conserva o sacrário com o SS.º Sacramento os dois altares laterais, dedicados, um ao Bom Jesus e outro, à Sagrada Família. (''História das Quatro Ilhas que formam o Distrito da Horta'', Silveira Macedo) O '''Moinho de Vento da Arrochela''' (1945), na Estrada New Bedford, foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal. (Resolução n.º 224/98, de 5/11, publicado no Jornal Oficial, I Série, n.º 45) Pretende-se ainda criar um '''Museu Etnográfico de Pedro Miguel'''. O Jardim Botânico do Faial, criou o Núcleo de Pedro Miguel na parte alta da freguesia, para reforçar o seu objetivo no estudo e na conservação da flora açoriana.
+
A sua igreja foi grande parte destruída com o Sismo de [[9 de Julho]] de [[1998]] e pelo incêndio que lhe sucedeu. Era um templo espaçoso, de três naves e uma fachada apresentando uma torre sineira ao centro, destacada, formando um átrio de arcadas, em frente à porta principal, a igreja dedica a sua Capela-mor a N.ª Sra. da Ajuda. Nela se conserva o sacrário com o SS.º Sacramento os dois altares laterais, dedicados, um ao Bom Jesus e outro, à Sagrada Família. (''História das Quatro Ilhas que formam o Distrito da Horta'', Silveira Macedo)
  +
  +
O '''Moinho de Vento da Arrochela''' (1945) na Estrada New Bedford, foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal. (Resolução n.º 224/98, de 5/11, publicado no Jornal Oficial, I Série, n.º 45) Pretende-se ainda criar um '''Museu Etnográfico de Pedro Miguel'''. O Jardim Botânico do Faial, criou o Núcleo de Pedro Miguel na parte alta da freguesia, para reforçar o seu objetivo no estudo e na conservação da flora açoriana.
   
 
== Ligações Externas ==
 
== Ligações Externas ==
   
 
* [http://www.gfpedromiguel.pt/ Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel]
 
* [http://www.gfpedromiguel.pt/ Grupo Folclórico e Etnográfico de Pedro Miguel]
  +
[[Category:Fregusias]]
 
  +
[[Categorias:Freguesias]]

Edição atual desde as 17h03min de 29 de maio de 2008

Pedro Miguel é uma freguesia portuguesa do município da Horta, na Ilha do Faial, Região Autónoma dos Açores. Ocupa uma superfície total de 14,71 km² com 723 habitantes (2001). Possuí uma densidade populacional de 49,2 hab./km². A freguesia conta com 543 eleitores inscritos (Autárquicas 2005). Nas eleições intercalares realizadas em 2008, a freguesia contava com 555 eleitores inscritos. A sede da freguesia dista da cidade da Horta 6 km para norte.

A freguesia de Pedro Miguel situa-se num extenso vale (graben), entre a Lomba dos Frades (horst) e a Lomba Grande (Horst), é atravessada pela Ribeira de Pedro Miguel. No sítio de Grota Funda, uma cratera vulcânica onde foram encontrados fragmentos de carvão vegetal. Junto dela, situa-se uma fonte.

Citando o Observatório Vulcanológico e Sismológico da Universidade dos Açores, a Proteção Civil adiantou que a crise sísmica em desenvolvimento no Faial desde 20 de Maio de 2008, tem como referência epicentral a área do Graben de Pedro Miguel, na zona leste da ilha. A zona em causa abrange, além da fregesia de Pedro Miguel, também as freguesias da Ribeirinha e Salão.

História, Monumentos e Museus[]

A freguesia deve o seu nome a um certo Pedro Miguel, certamente um dos seus primeiros habitantes. Em 1643, a freguesia de N. Sra. da Ajuda tinha 384 habitantes, distribuídos por 113 fogos. (Espelho Cristalino, Diogo das Chagas, pág. 478) Teve um fortim denominado Forte Baixo, para vigiar o seu pequeno cais piscatório. Num alvará datado de 7 de Agosto de 1590, passado pelo Rei D. Sebastião, no qual concede ao seu vigário a côngrua de 25 mil réis por não exceder a 100 fogos.

No ano de 1867, a atividade pecuária e a indústria de laticínios era uma importante fonte de rendimento na freguesia. Chegou-se a fabricar grande quantidade de manteiga para exportação. Era ainda cultivado cereais e os mais variados géneros alimentícios, e alguma laranja. Em 1871, Pedro Miguel tinha uma população de 1 757 habitantes, distribuídos por 425 fogos. Tinha então duas escolas de instrução primária, uma masculina e outra feminina. Juntamente com as freguesias da Ribeirinha e da Praia do Almoxarife, formavam um "distrito de Juiz de Paz" e era sede da Assembleia Eleitoral das ditas freguesias.

A sua igreja foi grande parte destruída com o Sismo de 9 de Julho de 1998 e pelo incêndio que lhe sucedeu. Era um templo espaçoso, de três naves e uma fachada apresentando uma torre sineira ao centro, destacada, formando um átrio de arcadas, em frente à porta principal, a igreja dedica a sua Capela-mor a N.ª Sra. da Ajuda. Nela se conserva o sacrário com o SS.º Sacramento os dois altares laterais, dedicados, um ao Bom Jesus e outro, à Sagrada Família. (História das Quatro Ilhas que formam o Distrito da Horta, Silveira Macedo)

O Moinho de Vento da Arrochela (1945) na Estrada New Bedford, foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal. (Resolução n.º 224/98, de 5/11, publicado no Jornal Oficial, I Série, n.º 45) Pretende-se ainda criar um Museu Etnográfico de Pedro Miguel. O Jardim Botânico do Faial, criou o Núcleo de Pedro Miguel na parte alta da freguesia, para reforçar o seu objetivo no estudo e na conservação da flora açoriana.

Ligações Externas[]

Categorias:Freguesias