FANDOM


Paulo Casaca, nascido em Lisboa em 1957, vive em Ponta Delgada desde 1980. Licenciado em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa e Mestre em Economia Agrícola pela Universidade de Montpellier, França. É na Universidade dos Açores (UAç) que tem início a sua carreira académica, tendo lecionado no Departamento de Economia e Gestão desta Universidade entre 1984 e 1987 e entre 1990 e 1991. Também na Universidade dos Açores prestou as Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica em Economia. Foi ainda professor convidado na Universidade Técnica de Lisboa em Política Agrícola Comum (PAC).

Foi assessor na área de economia do Grupo Parlamentar do PS na Assembleia da República; chefe de Gabinete do Ministro do Planeamento Equipamentos Transportes e Administração do Território e Conselheiro da Representação Permanente de Portugal junto da União Europeia para a área dos fundos estruturais.

É militante do Partido Socialista desde 1984. Foi deputado na ALRA e na Assembleia da República. Foi eleito deputado para o Parlamento Europeu por indicação do PS-Açores, em 1999.

Lançou o primeiro núcleo da Amnistia Internacional nos Açores, em 1984, e está envolvido na defesa dos direitos humanos desde essa época. Tem escrito sobre economia, em geral, e economia agrícola, em particular. É autor de crónicas semanais na imprensa regional açoriana.

No Parlamento Europeu é membro das Comissões das Pescas, dos Orçamentos e do Controlo Orçamental, sendo atualmente o porta-voz dos socialistas europeus nesta área. Tem também trabalhado em várias delegações externas. Foi Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as relações com a Assembleia Parlamentar da OTAN e é membro do "Transatlantic Policy Network", um inter-grupo de parlamentares europeus e congressistas norte-americanos com a presença de representantes da sociedade civil e do mundo empresarial. Foi presidente do Intergrupo para a Conservação e Bem-Estar Animal, sendo atualmente seu Vice-presidente.

É membro fundador e co-presidente dos "Amigos de um Irão Livre" e membro fundador dos "Amigos Europeus de Israel". Fundou a plataforma de diálogo interparlamentar "Iraque com Um Futuro". É membro do Comité Internacional Libanês para a implementação da resolução 1959 do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Foi membro da Direção da DECO e Presidente do CENOS - Centro de Estudos das Novas Orientações Sociais.

Com um vasto percurso trilhado no cruzamento entre os assuntos locais e regionais e o mundo globalizado, anunciou recentemente a sua candidatura, pelo Partido Socialista, à Presidência da Câmara Municipal de Ponta Delgada.