FANDOM


O Monte Brasil, morro com crateras de antigos vulcões, constitui uma península sobranceira à cidade de Angra do Heroísmo, na freguesia da Sé. No istmo, foi construído o Forte de São João Batista, em 29 de maio de 1591, uma das mais vastas e importantes fortalezas dos finais do século XVI construídas no nosso país.

Denominado Castelo de São Filipe até à Restauração (1641), o Castelo de São João Batista tem servido, desde o século XVI, de quartel das diversas unidades militares, que ao longo de reformas sucessivas tem ocupado as suas instalações. Foi elevada a fortaleza de 1.ª classe em 21 de dezembro de 1863. Desde 1993, é sede do quartel do Regimento de Guarnição 1.

Pelo Decreto 32973, de 18 de agosto de 1943, a Igreja de São João Batista, a fortaleza e as suas muralhas, foram classificadas como «Imóvel de Interesse Público», com vista à sua conservação e proteção, uma vez que se verificavam permanentes atentados à multicentenária fortificação.

O Monte Brasil constitui ainda um parque natural da cidade, com espécies arbóreas e arbustivas de especial interesse e com excelentes miradouros, não só sobre o aglomerado urbano, como também sobre grande parte da costa sul da ilha e ilhas situadas a ocidente. Possui um trilho pedestre.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar