FANDOM


O Nordeste é sede de freguesia com a categoria de vila e sede de um município no mesmo nome. Situa-se no nordeste da Ilha de São Miguel. Têm wm área total de 101,51 Km2 e uma população residente de 4 920 habitantes (Censos 2011). O município é limitado a sul pelo município da Povoação, a oeste pela Ribeira Grande, e a norte e este, pelo oceano Atlântico. Em termos paisagísticos, é a região melhor preservada ambientalmente. Sucedem-se lombas, planaltos, altas montanhas, profundos desfiladeiros onde correm ribeiras caudalosas e as pontas de terra. Na Serra da Tronqueira, temos o Pico da Vara - a mais alta montanha da ilha, com 1 105 metros. O Nordeste é a parte mais antiga da ilha. Seus vulcões emergiram à 4,1 milhões de anos.

O município é formado atualmente por 9 freguesias:

  • Nordeste
  • Lomba da Fazenda
  • São Pedro Nordestinho
  • Santo António Nordestinho
  • Algarvia
  • Santana
  • Achada
  • Achadinha
  • Salga

Sua História Editar

O lugar do Nordeste foi elevado a vila e sede de município do mesmo nome por D. Manuel I, em 18 de julho de 1514. Poussui um pequeno porto de pesca numa pequena calheta desportegida, com um acesso igreme. Entre 1514 e 1820, o município englobava as freguesias do Nordeste, Lomba da Fazenda e Nordestinho. Muitas casas e a primitiva Igreja de São Jorge (Matriz) foram destruidas no violento sismo de 22 de outubro de 1522. Em 28 de junho de 1563, o vulcão do Fogo entrou erupção, causando morte de gado e destruição dos campos.

Em 20 de junho de 1820, o lugar da Povoação, Água Retorta, Faial da Terra, Fenais da Ajuda, Achada, Achadinha são desanexadas do município de Vila Franca do Campo e integradas no Nordeste. Com a criação do município da Povoação a 3 de julho de 1839, deixaram de pertencer o lugar da Povoação, Achadinha, Água Retorta, Ribeira Quente, Faial da Terra e Fenais da Ajuda. Em 1855, a Achadinha e a Salga foram reintegradas. Em 16 de julho de 2002, a desanexação da freguesia de Nordestinho (21,03 Km2) deu origem a três novas freguesias: Algarvia (5 Km2), Santo António de Nordestinho (9 Km2) e São Pedro de Nordestinho (10 Km2).

Foi no Pesqueiro da Achadinha que se deu o desembarque das tropas fieis a D. Pedro IV vindas da Ilha Terceira, no assalto final ao último reduto nos Açores fiel a D. Miguel. Isso ocorreu a 1 de agosto de 1831. Consta a população da freguesia recebeu mal o exército liberal.

A Ponte de Sete Arcos, construída em 1883, apresenta traços românicos e uma das mais belas e grandiosas da ilha. Pode ainda ver o Museu do Nordeste, a Casa do Trabalho do Nordeste, o Farol da Ponta do Arnel (1876) - com um alcance luminoso de 25 milhas, e o Centro de interpretação ambiental do Priolo.

A Filarmónica Eco Edificante, fundada em 23 de abril de 1861, é a mais antiga instituição do género no município. A Filarmónica Estrela do Oriente fundada em 1878, pelo padre Dinis Inácio Machado. Ambas tem marcado presença ao longo dos anos em diversos eventos musicais em todo o território português, contando também com algumas deslocações ao estrangeiro. As suas atuações de elevado nível, contendo no seu repertório uma riquíssima recolha da nossa tradição musical, resultando inclusive no lançamento de CDs. Foi ainda criada a Orquestra Ligeira do Nordeste, a 31 de julho de 2007.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar