O Museu Militar dos Açores tem como tarefas essenciais recolher, preservar e expor todos os artefatos humanos relacionados com a história militar dos Açores. Foi formalmente criado pelo Despacho 72/93 do Ministro da Defesa Nacional, mas porque à época não estavam criadas as condições necessárias para a sua implementação - só em fins de 1999 se tomam algumas iniciativas nesse sentido.
Está instalado num edifício histórico classificado como monumento de interesse público, o Forte de São Brás, um simbólico exemplar da arquitectura militar renascentista, construído em meados do Século XVI. A sua planta inicial é atribuída aos engenheiros militares Isidoro de Almeida e/ou Tomazo Benedetto.
As suas coleções ainda estão em formação devido à recente constituição do Museu, mas já possui um significativo espólio, retratando a história militar nos seus múltiplos aspetos - armamento, fardamento, comunicações, engenharia, saúde, fortificação, documentação, etc... , apresentadas dentro de uma perspetiva cronológica e coerente.
O Museu dá especial relevo à sua função social, que mais que instruir, deve formar o público em geral e os jovens em particular, fazendo criar o gosto e o interesse pelo património e pela história. Ultrapassada a fase inicial de instalação, a partir de 2006, receber todo o tipo de visitantes, tendo registado, no ano de 2007, mais de 14.000 visitantes.
Saiba Mais[]
- Regimento de Guarnição 1, Angra do Heroísmo (RG1)
- Regimento de Guarnição 2, Ponta Delgada (RG2)
- Zona Militar dos Açores, Ponta Delgada (ZMA)
- Comando Operacional dos Açores, Ponta Delgada (COA)
- Zona Marítima dos Açores, Ponta Delgada (ZMA)
- Zona Aérea dos Açores, Lajes (ZAA)
Ligações Externas[]
- Presidente da República Portuguesa - Comandante Supremo das Forças Armadas
- Ministério da Defesa Nacional
- Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA)
- Exército Português