Enciclopédia Açores XXI
(ok)
 
Linha 1: Linha 1:
'''Mosteiro''' é uma freguesia açoriana do município de [[Lajes das Flores (município)|Lajes das Flores]], [[Ilha das Flores]]. Têm uma superfíce total de x km2 com x habitantes (Censos 2001), o que corresponde a uma densidade populacional de x hab./km2.
+
'''Mosteiro''' é uma freguesia açoriana do município de [[Lajes das Flores (município)|Lajes das Flores]], [[Ilha das Flores]]. Têm uma superfície total de x km2 com x habitantes (Censos 2001), o que corresponde a uma densidade populacional de x hab./km2.
  +
  +
A freguesia foi fundada pelo Decreto de D. Maria II de 23 de Outubro de [[1850]], por desanexação da freguesia da [[Fajãinha]]. Seu topónimo, que antigamente era Mosteiros, foi alterado para o singular na ocasião da sua elevação a sede de freguesia. A origem do topónimo se deve a um cabeço situado a norte da localidade que, pela sua aparência, lembrava um mosteiro. No seu lado sul, situa-se a '''Rocha dos Bordões''', monumento geológico regional, de carateristicas ímpares pela sua forma que se assemelha a um gorro assente bordões de pedra basáltica.
  +
  +
[[[Categoria:Freguesias]]

Edição atual desde as 17h20min de 26 de janeiro de 2009

Mosteiro é uma freguesia açoriana do município de Lajes das Flores, Ilha das Flores. Têm uma superfície total de x km2 com x habitantes (Censos 2001), o que corresponde a uma densidade populacional de x hab./km2.

A freguesia foi fundada pelo Decreto de D. Maria II de 23 de Outubro de 1850, por desanexação da freguesia da Fajãinha. Seu topónimo, que antigamente era Mosteiros, foi alterado para o singular na ocasião da sua elevação a sede de freguesia. A origem do topónimo se deve a um cabeço situado a norte da localidade que, pela sua aparência, lembrava um mosteiro. No seu lado sul, situa-se a Rocha dos Bordões, monumento geológico regional, de carateristicas ímpares pela sua forma que se assemelha a um gorro assente bordões de pedra basáltica.

[[[Categoria:Freguesias]]