FANDOM


Maria Céu Patrão Neves, professora Catedrática de Ética, na Universidade dos Açores (UAç), tendo feito concurso para Professora Associada na disciplina de Antropologia. Possui também formação académica específica na área da Bioética tendo realizado um pós-doutoramento no “Kennedy Institute of Ethics” na Universidade de Georgetown, Washington, EUA. Foi consultora para a Ética da Vida do Presidente da República Portuguesa, entre 2006 e 2009, sendo membro do grupo de especialistas de ética do “Global Ethics Observatory”, da UNESCO (2005 ...), membro do “Conselho de Diretores” da International Association of Bioethics (2003 ...), Coordenadora das International Networks da IAB (2004 ...) e integrando o seu Conselho Executivo (2007 ...), membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV), pertencendo também à sua comissão coordenadora (2003 ...), membro da Comissão de Ética para a Saúde no Hospital de Ponta Delgada (2001 ...), fundadora e coordenadora do Pólo Açores do Centro de Estudos de Bioética (1995 ...).

Coordena atualmente, em Lisboa, o primeiro Curso de Doutoramento em Bioética da Universidade Católica Portuguesa (2008 ...) e o Curso de Mestrado em Ética da Vida, da Universidade dos Açores e Universidade Católica Portuguesa (2007 ...). Pertence a várias associações científicas nacionais e internacionais e integra também “Comissões Editoriais” de publicações nacionais e internacionais.

Na área da bioética, é autora de alguns livros colectivos: Comissões de Ética: das bases teóricas à prática quotidiana, (1.ª ed., 1996; 2.ª ed., 2002), Para uma Ética da Enfermagem (2004) e Bioética ou Bioéticas na evolução das sociedades (2005), sendo co-autora de Bioética Simples (Walter Osswald, 2008); é ainda autora de cerca de cem artigos em revistas nacionais e estrangeiras.