FANDOM


Luís António Vieira de Brito de Azevedo nasceu a 18 de março de 1946, na freguesia de Santa Luzia, Município de Angra do Heroísmo.

Concluiu o Curso liceal, no Liceu Nacional de Angra do Heroísmo, a Licenciatura em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa e o Curso de Pós-Graduação em Saúde Pública, Medicina Tropical (Curso de Saúde Pública e de Medicina Tropical) e Medicina Legal (Curso Superior de Medicina Legal). Recebeu, pela Ordem dos Médicos, os títulos de Especialista em Saúde Pública e de Competência em Gestão dos Serviços de Saúde.

Pela sua carreira médica, recebeu os títulos de Especialista em Saúde Pública, de Consultor de Saúde Pública e de Chefe de Serviço de Saúde Pública. Prestou serviços em diversos hospitais, na Escola do Serviço de Saúde Militar, na Direção-geral da Saúde, na Direção Distrital de Saúde de Portalegre, na Direção Regional da Saúde da Região Autónoma dos Açores, nos Serviços Médico-Sociais de Angra do Heroísmo e na Inspecção de Saúde de Angra do Heroísmo.

Foi deputado à Assembleia Legislativa dos Açores (ALRA) na V Legislatura. Atualmente, presta serviço na Delegação de Saúde da Ilha Terceira, no Centro de Oncologia dos Açores, na Segurança Social, no Exército, na Polícia de Segurança Pública e no Serviço de Assistência Médico-Social do Sindicato dos Bancários.

Desempenhou diversos cargos e funções no âmbito do serviço nacional de saúde, no âmbito do Serviço Regional de Saúde, após requisição pelo Governo Regional dos Açores, assim como no âmbito de outras instituições e serviços. Tem intervido frequentemente em eventos relacionados com a sua atividade profissional, quer como Moderador ou Preletor, quer como Júri de Concursos das Carreiras Médicas. Participou, igualmente, por diversas ocasiões, em programas radiofónicos e na imprensa local e regional em debates, depoimentos e entrevistas relacionadas com o setor da saúde. Tem organizado ou pertencido às Comissões Organizadoras de diversos eventos científicos. É ainda colaborador em diversos jornais e revistas científicas. Do seu vasto currículo, destaca-se, também, o exercício da atividade de docência e investigação.

É Membro Titular e Fundador de várias sociedades científicas a que pertence. Possui Louvor do Director do Hospital Militar de Doenças Infeto-Contagiosas; Louvor do Diretor Nacional da Policia de Segurança Pública; Louvor do Comandante do Regimento de Guarnição 1; Louvor do Comandante da Zona Militar dos Açores; e a Medalha de Mérito do Exército - Medalha de D. Afonso Henriques, Patrono do Exército - concedida pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército.