FANDOM


José Joaquim Ferreira Machado, nasceu em Ponta Delgada em 1962. É Mestre em História Insular e Atlântica e licenciado em História e Ciências Sociais.

Professor do Ensino Secundário, foi Assistente Convidado na Universidade dos Açores na área das Ciências da Educação.

No domínio da investigação histórica tem um livro publicado,sobre a administração do concelho de Ponta Delgada no período de 1896 a 1910, e textos publicados em revistas científicas e de atas de colóquios, onde tem participado com comunicações sobre a história insular.

Para além da docência exerceu a profissão de jornalista na RTP/Açores e no jornal “Correio dos Açores”. Colabora regularmente com crónicas de opinião nos jornais “Açoriano Oriental” e “Diário Insular”, bem como na Rádio Atlântida.

Desde abril de 2013 é deputado pelo PSD/Açores à Assembleia Legislativa Regional dos Açores, na qual também fez um mandato, entre 2000 e 2004. Foi Subsecretário Regional da Comunicação nos IV e V Governos Regionais dos Açores (1988 a 1995).

Preside ao Secretariado Regional dos Trabalhadores Social Democratas (TSD/A), desde 2011, sendo também dirigente e conselheiro nacional nesta estrutura partidária.

É ainda presidente da Assembleia Geral da Federação Portuguesa de Atletismo desde janeiro de 2017. Exerceu idêntico cargo durante 16 anos na Associação de Atletismo de S. Miguel e foi membro da direção dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.