FANDOM


Ilhas do Triângulo, é um agrupamento de três ilhas do Grupo Central no arquipélago dos Açores a saber: Ilha do Faial, Ilha do Pico e Ilha de São Jorge. São formadas por 6 municípios: Horta, Madalena, São Roque do Pico, Lajes do Pico, Velas e Calheta. É uma importante sub-região dos Açores com um imenso potencial económico, cultural e turístico. Seu principal centro urbano é a cidade da Horta. Outros centros populacionais e económicos importantes são: a vila da Madalena e das Velas (São Jorge).

Os aeroportos das ilhas Faial e Pico, são servidos por ligações áereas regulares inter-ilhas operadas pela SATA Air Açores, e por voos diretos para Lisboa operados pela TAP Portugal / SATA Internacional. A Horta é o principal porto comercial. Existe três outros portos de menor dimensão - nas vilas da Madalena (Pico), São Roque do Pico, Velas (São Jorge) e Calheta (São Jorge).

As ilhas são servidas por ligações marítimas regulares durante todo o ano, operada pela Transmaçor, e entre junho a outubro, reforçadas pela Atlânticoline. A Atlânticoline, de maio a outubro, assegura as ligações marítimas regulares inter-ilhas, com excepção da Ilha do Corvo. A Transmaçor, de junho a agosto, assegura as ligações marítimas regulares entre Horta / Madalena, e Horta / São Roque do Pico / Velas. Prevê-se a retoma das ligações para a cidade Angra do Heroísmo, com escala na vila da Calheta (São Jorge), e para vila de Santa Cruz da Graciosa (via Angra). Entre julho a agosto, a Atlânticoline assegura ligações marítimas regulares entre Horta e Lajes das Flores. Durante todo o ano, assegura ainda as ligações marítimas regulares entre Lajes das Flores e a Vila do Corvo.

Associação de Municípios do Triângulo Editar

A Associação de Municípios do Triângulo, formado por 6 municípios (atualmente, três são do PSD e três do PS), tem como objetivo promover as ilhas de São Jorge, Pico e Faial. Teve muita pouca atividade nos últimos cinco anos e está sem direção há seis meses, desde da realização das eleições autárquicas de outubro de 2009.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar