Enciclopédia Açores XXI
Advertisement

Predefinição:Info ilha

A Ilha do Pico é a segunda maior ilha do arquipélago dos Açores, dista 8,3 km da Ilha do Faial e 15 km da Ilha de São Jorge. Tem uma superfície de 447,0 km2; e conta com uma população residente de 14.806 habitantes (Censos 2001) e uma densidade populacional de hab./km2. Mede 42 km de comprimento e 20 km de largura. Deve o seu nome à majestosa montanha vulcânica, a Montanha do Pico, que termina num pico pronunciado chamado Pico Pequeno ou Piquinho. É a mais alta montanha de Portugal e a terceira maior montanha que emerge do Oceano Atlântico, atingindo 2.351 metros de altitude.

Administrativamente, a ilha é constituída por três municípios: Lajes do Pico e da Madalena, ambos com seis freguesias, e São Roque do Pico, com cinco freguesias.

Dispõe em Bandeiras, um moderno aeroporto regional com ligações aéreas diretas com Lisboa ( operadas pela TAP/SATA Internacional ) e Aeroporto das Lajes e Aeroporto de Ponta Delgada ( operadas pela SATA Air Açores ). Tem ligações marítimas diárias ( operadas pela Transmaçor ) com a cidade da Horta, Velas e Calheta. Durante os meses de Verão usufrui de ligações marítimas regulares com as restantes ilhas do arquipélago operadas pela Açorline.

Geologia

A ilha emergiu de uma fratura tetónica de orientação ONO-ESSE – a mesma que deu origem à Ilha do Faial, denominada Fratura Faial-Pico, que se desenvolve ao longo de 350 km, desde a Crista Médio Atlântica (CMA) até uma área a sul da Fossa do Hirondelle.

Geologicamente, a ilha é formada por 3 regiões distintas:

  • Complexo Vulcânico do Topo
  • Complexo Vulcânico de São Roque
  • Complexo Vulcânico da Montanha do Pico

Sua História

Advertisement