Enciclopédia Açores XXI
Sem resumo de edição
Etiqueta: Editor visual
Etiquetas: Editor visual apiedit
 
(Há uma revisão intermédia de outro utilizador que não está a ser apresentada)
Linha 1: Linha 1:
  +
<nowiki/>'''''<nowiki/>'''''
Situa-se a 30º 54’ de longitude oeste, e a 39º 25’ de latitude norte. Tem 143 Km2 de superfície, 17 Km de comprimento e 12,5 Km de largura. A superfície da ilha é repartida por dois municípios - de [[Santa Cruz das Flores (município)|Santa Cruz das Flores]] e de [[Lajes das Flores (município)|Lajes das Flores]]. A ilha, junto com a [[Ilha do Corvo]], foram o Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores. A 26 de maio de [[2009]], a ilha foi classificada pela UNESCO como [[Reserva da Biosfera]]. Os principais centros populacionais são as vilas de [[Santa Cruz das Flores (freguesia)|Santa Cruz das Flores]] e das [[Lajes das Flores (freguesia)|Lajes das Flores]]. Dispõe de um aeroporto onde opera a [[SATA Air Açores|SATA Açores]], com ligações aéreas regular com os aeroportos da Horta, das Lajes (Terceira), de Ponta Delgada e do Corvo. Entre julho a agosto, a Atlanticoline assegura as ligações marítimas de passageiros e viaturas entre o porto da vila das Lajes das Flores (via Horta) com as restantes ilhas. Assegura ainda o transporte regular de passageiros entre a vila das Lajes das Flores e a [[Vila do Corvo]].
 
   
 
<p style="margin: 0cm 0cm 0pt">'''''<s>Nestas duas ilhas, as telecomunicações registam uma muito lenta velocidade de acesso à Internet, a fraca força na comunicação e troca de dados que as empresas comerciais e as entidades públicas necessitam fazer com o exterior, a medíocre qualidade das chamadas telefónicas - fixas ou móveis, a inexistência de TV por Cabo. Apenas há o muito mais oneroso acesso por via satélite.</s>'''''</p>
== Geografia ==
 
É uma ilha de incomparável beleza, pelo recorte geográfico, e terreno acidentado que a carateriza. Têm uma costa muito recortada e extremamente escarpada, chegando mesmo a atingir os 600 m no extremo noroeste da ilha. Têm uma topografia muito acidentada marcada por altas elevações com as suas encostas descendo, ora suave, ora abrutamente para vales profundos, com lagoas, cascatas e por rochedos com formas fantásticas e sugestivas. A ilha começou a emergir de um banco submarino a 10 mil anos, a ocidente da CMA, na placa tectónica norte-americana.
 
   
 
'''''<s>A 24 de junho, foi autorizado o lançamento do concurso público para a empreitada de beneficiação do pavimento da estrada regional, na ligação entre o Alto da Matosa até ao fim da reta das Lajes. Esta inclui a criação de um sistema de drenagem mais eficaz, colocação de sinalização horizontal e vertical e de guardas de segurança ao longo da via. Quanto aos transportes aéreos, a nova tipologia dos aviões da [[SATA Air Açores|SATA Açores]], com aviões mais rápidos, confortáveis e modernos, possibilitou maior capacidade de transporte de passageiros e de carga.</s>'''''
A sua grande riqueza botânica, geológica, hidrológica e paisagistica da ilha deu origem a que grandes áreas do Planalto Central fossem classificadas como zonas de '''Reserva Florestal Natural''' e parte da [[Rede Natura 2000]], nomeadamente, uma que engloba os Picos da Sé, do Sete Pés e da Burrinha, o Morro Alto e a Testa da Igreja e as lagoas Funda, Comprida Seca e Branca e outra que abrange as lagoas Funda e Rasa e o Pico da Marcela.
 
   
 
'''''<s>O Hotel das Flores de 4 estrelas, gerido pela Inatel, têm uma capacidade para 52 camas. Foi inaugurado em /. Situa-se junto da antiga Fábrica da Baleia, na vila de Santa Cruz, com vista para o mar e para a Ilha do Corvo. A antiga Fábrica do Boqueirão, era uma das maiores unidades fabris do género nos Açores, cuja construção remonta ao início da década de 1940.</s>'''''
A '''Rocha dos Bordões''', ex-libris da ilha, é um monumento natural regional (MNR) de invulgar beleza na rocha basáltica que faz lembrar muitos bordões verticais, ímpar nos Açores. Sete crateras de vulcões extintos deram origem a sete lagoas de grande beleza natural que são uma das principais atrações turísticas. Merece uma vista na '''Fajã Grande''', a espetacular '''cascata da Ribeira Grande''', a Poça do Bacalhau e a Aldeia da Cuada. O [[Ilhéu de Monchique]], o ponto mais ocidental da Europa, que nos tempos da navegação astronómica servia de ponto de referência para acertar as rotas e verificar os instrumentos de navegação. Também o '''Morro Alto''', o ponto mais elevado da ilha com 940 m, bem como o '''Pico do Sete Pés'''. A estrada que atravessa a ilha propícia diversas vistas panorâmicas.
 
   
 
== '''''<s>Saiba Mais</s>''''' ==
A '''Gruta dos Encharéus''', cavidade à beira-mar com 50 m de comprimento por 25 m de largura, a Gruta do Galo, os pitorescos ilhéus de Maria Vaz, do Cartário, de Abrões, da Muda, do Pão de Açúcar e Furado e as Baixas de Ponta Delgada, do Moinho e Vermelha, entre outros, são ornamentos que embelezam a costa florentina.
 
 
* [[Naufrágio da barca Bidart|'''''<s>Naufrágio da barca Bidart</s>''''']]
 
* [[Naufrágio do paquete Slavonia|'''''<s>Naufrágio do paquete Slavonia</s>''''']]
 
* [[Ilhéu de Monchique|'''''<s>Ilhéu de Monchique</s>''''']]
  +
* [[Ilha do Corvo|'''''<s>Ilha do Corvo</s>''''']]
   
 
== '''''<s>Ligações Externas</s>''''' ==
== Sua história ==
 
 
* [http://acl.paginas.sapo.pt '''''<s>Grupo Etnográfico da Assoc. Cultural Lajense</s>''''']
Em [[1452]], as ilhas das [[Ilha das Flores|Flores]] e do [[Corvo (Açores)|Corvo]] foram descobertas por [[Diogo de Teive]], e seu filho, [[João de Teive]], no regresso duma viagem de exploração. A 20 de janeiro de [[1453]], D. Afonso V faz doação das ilhas a seu tio, D. Afonso, 8.º Conde de Barcelos e 1.º Duque de Bragança. Seriam doadas ao Infante D. Henrique, Mestre da Ordem de Cristo, e com a sua morte, acabariam por passar ao Infante D. Fernando, Duque de Viseu.
 
 
* [http://ilhadasflores.no.sapo.pt/filarmonica.htm '''''<s>Filarmónica União Operária e Cultural de N Sra. dos Remédios</s>''''']'''''<s>, Fajazinha</s>'''''
 
 
* [http://www.cnlflores.com '''''<s>Clube Naval de Lajes das Flores</s>''''']'''''<s> (CNLF)</s>'''''
'''Ilha de São Tomás''' é a designação henriquina da ilha. Devido à grande abundância de flores, obtém a atual designação em [[1474]] [ ou 1475? ]. As ilhas do Grupo Ocidental do arquipélago são chamadas por "'''''Ilha das Floreiras''' e seu ilhéu''". No portucalano datado de [[1351]], ambas as ilhas são chamadas de '''Ilha dos Corvos Marinhos''' [ "''Insula de Corvimarini''" ]. Isto prova que uma expedição lusa-genovesa no Século XIV, certamente no retorno da viagem às Canárias, descobriu as ilhas. Porém, a sua exata localização se manteve representada com imprecisão até 1452. Não existe quais queres vestígios arqueológicos ou documentos credíveis, nestas ilhas quer no inteiro arquipélago, que provam a sua descoberta por expedições de fenícios, cartagineses ou de chineses.
 
 
* [http://www.aldeiadacuada.com '''''<s>Aldeia da Cuada</s>''''']'''''<s>, Fajã Grande</s>'''''
 
 
* [http://ailhadasflores.blogspot.com '''''<s>Forúm Ilha das Flores</s>''''']'''''<s> - Blogue de Notícias</s>'''''
A 20 de janeiro de 1475, [[Fernão Teles de Meneses]] tornou-se Capitão-do-donatário das ilhas por negócio com João de Teive, filho de [[Diogo de Teive]]. Com a morte acidental de Fernão Teles, as ilhas foram entregues ao nobre flamengo [[William van der Hagen]] (Guilherme da Silveira) para, em nome da viúva, dirige-se o povoamento, pagando-lhe apenas direitos de Capitã-do-donatário. Teve início o povoamento na foz da Ribeira de Santa Cruz. Mas devido ao isolamento das ilhas, em data incerta, o povoamento foi interrompido. D. Manuel I fez a doação da Capitania-donataria a [[João da Fonseca]], em 1 de março de [[1504]]. É retomado o seu povoamento com povoadores vindos da [[Ilha Terceira]] e da Ilha da Madeira.
 
 
* [http://www.westcanyon.net/index.html '''''<s>Westcanyon, Turismo e Aventura</s>''''']'''''<s>, Fazenda de Santa Cruz</s>'''''
 
 
* [http://siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/ci-ambiental-boqueirao/_texto.html '''''<s>Centro de Interpretação Ambiental da Ilha das Flores</s>''''']
'''Lajes das Flores''', situada no extremo sudoeste da ilha, foi a primeira povoação elevada a categoria de vila em [[1515]], embora não exista um documento fidedigno que o comprove. Foi a primeira paróquia da ilha e teve por orago N. Sra. do Rosário. Data de 6 de agosto de [[1528]], a confirmação régia da posse da capitania a [[Pedro da Fonseca]], filho de João da Fonseca.
 
 
* [http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sram/docDiscussao/Parque+Natural_Flores.htm?lang=pt&area=ct '''''<s>Parque Natural da Ilha das Flores</s>''''']
 
 
* [http://cm-santacruzdasflores.azoresdigital.pt '''''<s>Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores</s>''''']
A 12 de janeiro de [[1548]], D. João III faz doação da Capitania-donataria da ilha a [[Gonçalo de Sousa]], por falecimento de Pedro da Fonseca, e do seu filho mais velho, João de Sousa. A 12 de novembro, Gonçalo de Sousa é autorizado a mandar povoar a Ilha do Corvo com escravos - provavelmente mulatos oriundos da Ilha de Santo Antão, arquipélago de Cabo Verde - de sua confiança como agricultores e criadores de gado.
 
 
* [http://www.cmlajesflores.com '''''<s>Câmara Municipal das Lajes das Flores</s>''''']
 
 
* [http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/AEROPORTO_FLORES '''''<s>Aeroporto das Flores</s>''''']'''''<s>, gerido pela ANA - Aeroportos de Portugal MERDAAAAAAAAAAAAAA</s>'''''
Segundo o historiador [[Diogo das Chagas]], o povoamento da Ilha do Corvo começou com o envio de 30 povoadores, liderados pelo terceirense [[Antão Vaz de Azevedo]]. Em [[1570]], terá sido construída a primitiva igreja. A paróquia da Ilha do Corvo, cujo o orago inicial era de N. Sra. do Rosário, foi fundada em [[1674]].
 
 
Em [[1593]], D. Filipe I de Portugal nomeou para Capitão-do-donatário das ilhas, [[Francisco de Mascarenhas]], Conde de Santa Cruz.
 
 
== Igrejas e museus e parques ==
 
Na vila de Santa Cruz das Flores, podemos ver a '''Casa Pimentel de Mesquita''', típica moradia florentina do século XVII, construída em 1640-1650, o '''Convento de São Boaventura''', provém de uma doação feita pelo padre Inácio Coelho, em [[1641]]. Foi um importante centro franciscano até finais do século XVII. Em 1832, esta estalagem conventual encerrou por imposição do Liberalismo. Em 1855, passaou a pertencer a [[António Peixoto Pimentel]], que fundou aqui o Hospital das Flores, em 1878. Em 1969, foi Escola Preparatória das Flores. Em 1980, o edificio foi classificado de monumento de interesse municipal. No ano de 1993, após obras de restauro, reabre ao serviço do Museu das Flores.
 
 
Na antiga Fábrica da Baleia do Boqueirão, funciona desde 10 de novembro de [[2009]], o '''Centro de Interpretação Ambiental da Ilha das Flores'''. A antiga fábrica foi uma das maiores unidades fabris do género nos Açores, cuja construção remonta ao início da década de 1940. Pode visitar o '''Farol da Ponta do Albarnaz''', na freguesia de Ponta Delgada, município de Santa Cruz das Flores. É o farol mais ocidental do arquipélago e da Europa. Foi inaugurado a 28 de janeiro de [[1925]]. Tem um alcance luminoso de 22 milhas náuticas.
 
 
Na vila das Lajes das Flores, existem dois núcleos museológicos: a '''Casa-Museu do Lavrador''' e o '''Museu dos Laticinios''', ambos inagurados em 27 de junho de 2009, na Rua João Maurício Fraga, no lugar dos Morros. Na Fajã Grande, a '''Aldeia da Cuada''' foi recuperada e adaptada aos confortos e as necessidades atuais por Teotónia e Carlos Silva. É composta por 10 casas de basalto para alojamento em Turismo Rural. A qualidade da intervenção lhe valeu a classificação pelo Governo Regional dos Açores de património cultural com interesse histórico, arquitetónico e paisagístico. Foi abandonada nos anos 1960 quando seus habitantes emigraram para a América do Norte.
 
 
A Filarmónica União Operária e Cultural de N. Sra. dos Remédios, da Fajãzinha, é a única banda filarmónica ativa na Ilha das Flores (1953 a 1967, reativada em 1983).
 
 
== Economia ==
 
A ilhas do Grupo Ocidental sofrem de uma dupla insularidade com o seu afastamento geográfico a ocidente do arquipélago, ainda mais do que as restantes ilhas açorianas. Posuem uma população que vive da agricultura e da pecuária e há uma atividade piscatória razoável. A caça à baleia ou [[Baleação nos Açores|baleação]], foi uma atividade económica complementar. Também o foi a apanha das algas marinhas, que foram durante os anos 1960 e 1970. Novas atividades económicas surgiram como a observação de cetáceos, nadar com golfinhos, mergulho, caça submarina, fotografia submarina, pedestrianismo, geoturismo, espeleologia, observação de aves e plantas, turismo em espaço rural.
 
 
Em fevereiro de [[2010]], o Grupo UTC (União de Transportes dos Carvalhos) ganhou o concurso internacional para o serviço de transporte público e escolar na ilha. O serviço até então prestado era praticamente inexistente, se resumindo fundamentalmente ao transporte escolar. O anterior serviço público foi perdendo qualidade. Era uma necessidade acautelar a cobertura total da ilha em termos de transporte público regular de passageiros e uma mais-valia para os florentinos e turistas.
 
 
A partir do dia 1 de setembro de 2010, a UTC iniciou o serviço com 8 autocarros de diferentes capacidades, em cinco itinerários: Ponta Delgada-Santa Cruz; Santa Cruz-Lajes; Lajes-Lomba; Lajes-Fajã Grande; Fajã Grande-Santa Cruz (via Costa) e ainda no horário de Verão, Fajã Grande-Santa Cruz. Para além do transporte coletivo regular de passageiros, assegura o transporte escolar.
 
 
A 22 de junho de 2011, o Governo Regional dos Açores anunciou a adjudicação do projeto das redes de novas gerações em que se inclui a instalação do cabo de fibra óptica pela PT (Portugal Telecom) que unirá as ilhas das Flores e do Corvo ao mundo. No dia 18 de maio, foi anunciado a assinatura do contrato. O Tribunal de Contas (TC) já avalizou o investimento de cerca de 20 milhões de Euros do Governo da República. Investimento na maior parte será proveniente de financiamento público com recurso a fundos comunitários.
 
 
<p style="margin: 0cm 0cm 0pt">Nestas duas ilhas, as telecomunicações registam uma muito lenta velocidade de acesso à Internet, a fraca força na comunicação e troca de dados que as empresas comerciais e as entidades públicas necessitam fazer com o exterior, a medíocre qualidade das chamadas telefónicas - fixas ou móveis, a inexistência de TV por Cabo. Apenas há o muito mais oneroso acesso por via satélite.</p>
 
 
A 24 de junho, foi autorizado o lançamento do concurso público para a empreitada de beneficiação do pavimento da estrada regional, na ligação entre o Alto da Matosa até ao fim da reta das Lajes. Esta inclui a criação de um sistema de drenagem mais eficaz, colocação de sinalização horizontal e vertical e de guardas de segurança ao longo da via. Quanto aos transportes aéreos, a nova tipologia dos aviões da [[SATA Air Açores|SATA Açores]], com aviões mais rápidos, confortáveis e modernos, possibilitou maior capacidade de transporte de passageiros e de carga.
 
 
O Hotel das Flores de 4 estrelas, gerido pela Inatel, têm uma capacidade para 52 camas. Foi inaugurado em /. Situa-se junto da antiga Fábrica da Baleia, na vila de Santa Cruz, com vista para o mar e para a Ilha do Corvo. A antiga Fábrica do Boqueirão, era uma das maiores unidades fabris do género nos Açores, cuja construção remonta ao início da década de 1940.
 
 
== Saiba Mais ==
 
* [[Naufrágio da barca Bidart]]
 
* [[Naufrágio do paquete Slavonia]]
 
* [[Ilhéu de Monchique]]
 
* [[Ilha do Corvo]]
 
 
== Ligações Externas ==
 
* [http://acl.paginas.sapo.pt Grupo Etnográfico da Assoc. Cultural Lajense]
 
* [http://ilhadasflores.no.sapo.pt/filarmonica.htm Filarmónica União Operária e Cultural de N Sra. dos Remédios], Fajazinha
 
* [http://www.cnlflores.com Clube Naval de Lajes das Flores] (CNLF)
 
* [http://www.aldeiadacuada.com Aldeia da Cuada], Fajã Grande
 
* [http://ailhadasflores.blogspot.com Forúm Ilha das Flores] - Blogue de Notícias
 
* [http://www.westcanyon.net/index.html Westcanyon, Turismo e Aventura], Fazenda de Santa Cruz
 
* [http://siaram.azores.gov.pt/centros-interpretacao/ci-ambiental-boqueirao/_texto.html Centro de Interpretação Ambiental da Ilha das Flores]
 
* [http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/sram/docDiscussao/Parque+Natural_Flores.htm?lang=pt&area=ct Parque Natural da Ilha das Flores]
 
* [http://cm-santacruzdasflores.azoresdigital.pt Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores]
 
* [http://www.cmlajesflores.com Câmara Municipal das Lajes das Flores]
 
* [http://www.ana.pt/portal/page/portal/ANA/AEROPORTO_FLORES Aeroporto das Flores], gerido pela ANA - Aeroportos de Portugal MERDAAAAAAAAAAAAAA
 
 
*
 
*
 
[[Categoria:Reserva da Biosfera]]
 
[[Categoria:Reserva da Biosfera]]

Edição atual desde as 15h47min de 12 de novembro de 2016

Nestas duas ilhas, as telecomunicações registam uma muito lenta velocidade de acesso à Internet, a fraca força na comunicação e troca de dados que as empresas comerciais e as entidades públicas necessitam fazer com o exterior, a medíocre qualidade das chamadas telefónicas - fixas ou móveis, a inexistência de TV por Cabo. Apenas há o muito mais oneroso acesso por via satélite.

A 24 de junho, foi autorizado o lançamento do concurso público para a empreitada de beneficiação do pavimento da estrada regional, na ligação entre o Alto da Matosa até ao fim da reta das Lajes. Esta inclui a criação de um sistema de drenagem mais eficaz, colocação de sinalização horizontal e vertical e de guardas de segurança ao longo da via. Quanto aos transportes aéreos, a nova tipologia dos aviões da SATA Açores, com aviões mais rápidos, confortáveis e modernos, possibilitou maior capacidade de transporte de passageiros e de carga.

O Hotel das Flores de 4 estrelas, gerido pela Inatel, têm uma capacidade para 52 camas. Foi inaugurado em /. Situa-se junto da antiga Fábrica da Baleia, na vila de Santa Cruz, com vista para o mar e para a Ilha do Corvo. A antiga Fábrica do Boqueirão, era uma das maiores unidades fabris do género nos Açores, cuja construção remonta ao início da década de 1940.

Saiba Mais[]

Ligações Externas[]