A Ilha das Flores situa-se no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, sendo a maior das ilhas que compõem aquele Grupo. Ocupa uma área de 141,7 km2, na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias. O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, a 914 m de altitude. A população residente é de 3 995 habitantes (2001), repartindo-se pelos concelhos de Santa Cruz e Lajes das Flores.
O extremo isolamento da ilha apenas foi quebrado com a instalação, em 1966, da Base Francesa das Flores. A ilha das Flores é considerada uma das mais belas dos Açores, cobrindo-se de milhares de hortênsias de cor azul, que dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas.
em 1452 por Diogo de Teive e seu filho João de Teive
Índice
Divisão administrativa[editar | editar código-fonte]
A ilha das Flores está dividida em dois municípios: no nordeste da ilha situa-se o concelho de Santa Cruz das Flores, com sede na vila do mesmo nome; a sudoeste situa-se a vila de Lajes das Flores, também sede de concelho.
O concelho de Santa Cruz das Flores, o mais povoado da ilha, é composto pelas seguintes freguesias:
- Santa Cruz, a maior povoação da ilha, onde se localiza a Escola Básica e Secundária Padre Maurício de Freitas, a única secundária da ilha, o Centro de Saúde, o aeroporto e as principais estruturas administrativas e económicas da ilha;
- Ponta Delgada, sita no extremo norte da ilha e local onde funcionaram as estruturas técnicas da Base Francesa das Flores.
O concelho das Lajes das Flores é composto pelas seguintes freguesias:
- Lajes, a vila sede do concelho e a povoação onde se localiza o porto que serve a ilha.
- Fajã Grande, a povoação mais ocidental da ilha e o principal centro populacional da costa ocidental.
Geomorfologia e Geologia[editar | editar código-fonte]
- A ilha tem forma de um trapézio e mede de área total 143.11km2, 17 km de comprimento e 12,5 km de largura máxima.
Datas da História da ilha das Flores[editar | editar código-fonte]
- 2 de Junho de 1589 - a Ilha das Flores foi atacada por corsários ingleses.