FANDOM

A Ilha das Flores situa-se no Grupo Ocidental do arquipélago dos Açores, sendo a maior das ilhas que compõem aquele Grupo. Ocupa uma área de 141,7 km2, na sua maior parte constituída por terreno montanhoso, caracterizado por grandes ravinas e gigantescas falésias. O ponto mais alto da ilha é o Morro Alto, a 914 m de altitude. A população residente é de 3 995 habitantes (2001), repartindo-se pelos concelhos de Santa Cruz e Lajes das Flores.

O extremo isolamento da ilha apenas foi quebrado com a instalação, em 1966, da Base Francesa das Flores. A ilha das Flores é considerada uma das mais belas dos Açores, cobrindo-se de milhares de hortênsias de cor azul, que dividem os campos ao longo das estradas, nas margens das ribeiras e lagoas.

em 1452 por Diogo de Teive e seu filho João de Teive

Divisão administrativaEditar

A ilha das Flores está dividida em dois municípios: no nordeste da ilha situa-se o concelho de Santa Cruz das Flores, com sede na vila do mesmo nome; a sudoeste situa-se a vila de Lajes das Flores, também sede de concelho.

O concelho de Santa Cruz das Flores, o mais povoado da ilha, é composto pelas seguintes freguesias:

  • Santa Cruz, a maior povoação da ilha, onde se localiza a Escola Básica e Secundária Padre Maurício de Freitas, a única secundária da ilha, o Centro de Saúde, o aeroporto e as principais estruturas administrativas e económicas da ilha;

O concelho das Lajes das Flores é composto pelas seguintes freguesias:

  • Lajes, a vila sede do concelho e a povoação onde se localiza o porto que serve a ilha.
  • Fajã Grande, a povoação mais ocidental da ilha e o principal centro populacional da costa ocidental.

Geomorfologia e GeologiaEditar

  • A ilha tem forma de um trapézio e mede de área total 143.11km2, 17 km de comprimento e 12,5 km de largura máxima.

Datas da História da ilha das Flores Editar

  • 2 de Junho de 1589 - a Ilha das Flores foi atacada por corsários ingleses.

Links Editar

Predefinição:Ilhas dos Açores