FANDOM


A Ilha do Brazil ( variante Ilha do Brasil) é a designação usada por cartógrafos genoveses e catalães do Século XIV para Ilha da Terceira. Na península fronteira à cidade de Angra do Heroísmo denominada Monte Brasil, envoca a origem remota do seu topónimo. É inválida a teoria de que a origem do vocábulo estaria ligada ao vermelho do pau-brasil ou ibirapitanga (Caesalpinia echinata).

Seu nome pertence a uma das ilhas míticas do Atlântico Norte a oeste da Peninsula Ibérica, as chamadas Ilhas Afortunadas. Aparecem pela primeira vez num Mapa Catalão de 1325-1330 e no Mapa de Dulcert de 1339. A posição e as dimensões das ilhas variam de carta para carta. A sua procura foi uma constante nas navegações renascentistas do Atlântico. Mesmo após a consagração do nome Brasil para o território descoberto [ a Terra de Vera Cruz ] por Pedro Alves Cabral, a ilha mítica permaneceu na cartografia, como por exemplo no mapa de Fernão Vaz Dourado, de 1568.

O termo Brasil, que parece derivar de brasa, poderá na realidade se originar do italiano Brasile. (Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, José Pedro Machado, Editorial Confluência, pág. 280) Em gaélico irlandês, o vocábulo Breazáil é associado à cor vermelha, a coisa ou algo avermelhado. Existe uma teoria que associa o vocábulo Brasil ao sulfureto de mercúrio, um mineral de cor vermelha brilhante utilizado desde a Antiguidade como base para corantes e usado em pintura corporal.

A primeira aparição da ilha surge no mapa de Angellinus Dalorto de Génova (1325), como como uma ilha de grandes dimensões com formato discóide a sul da Irlanda. Também é encontrada no portulano Medicen de 1381.

Na carta de Picignano de 1367, há mesmo três delas: a primeira ao sul, sobre o paralelo de Gibraltar; a segunda a sudoeste da Irlanda, acompanhada por dois navios e por um homem devorado por serpentes; e a terceira ao norte da precedente, com um monstro que engole um homem e possui a inscrição “ie de Mayotus seu de Bracir”.

  • Laurenziano-Gaddiano de 1351,

A carta Catalã de 1375 e uma outra de 1384 chamam-lhe “Ile de Brazil”

  • mapa dos irmãos Pizagani de 1375-1378,
  • Mapa do cartógrafo veneziano Andrea Bianco de 1436, assinala-s como "Ilha de Brazi", localizando-a a oeste da Irlanda, onde já se menciona explicitamente o Mar dos Sargaços.

Ligações Externas Editar