FANDOM

O Governo Regional dos Açores é, a par da Assembleia Legislativa dos Açores (ALRAA), um dos órgãos de governo próprio da Região Autónoma dos Açores. É o órgão executivo da Região e o órgão superior da administração regional. É constituído pelo Presidente e pelos Secretários Regionais, pode incluir Vice-presidente(s) e Sub-secretários Regionais, e toma posse perante a Assembleia Legislativa dos Açores. É politicamente responsável perante a Assembleia Legislativa dos Açores.

O Presidente do Governo é nomeado pelo Representante da República para os Açores, tendo em conta os resultados eleitorais. Os membros do Governo Regional são nomeados e exonerados pelo Representante da República, sob proposta do respetivo Presidente. Funciona ainda o Conselho do Governo, uma estrutura mista de colegialidade e de direção política geral, cuja a coordenação está a cargo do Presidente.

O X Governo Regional é presidido por Vasco Cordeiro e iniciou funções a .....de 2012.

  • Presidência do Governo
  • Secretaria Regional da Agricultura e Florestas
  • Secretaria Regional da Economia
  • Secretaria Regional da Educação e Ciência
  • Secretaria Regional da Habitação e Equipamentos
  • Secretaria Regional do Ambiente e do Mar
  • Secretaria Regional dos Assuntos Sociais
  • Secretário Regional adjunto do Vice-presidente
  • Secretário Regional da Presidência
  • Vice-presidência

X Governo Regional dos Açores Editar

O X Governo Regional dos Açores que tomou posse perante a Assembleia Legislativa dos Açores, a 18 de novembro de 2008.

Carlos César, mudou de titular sete secretarias regionais e fez diversas alterações nas competências de cada departamento governamental. O número de secretários regionais é o mesmo do anterior, mas acrescenta um sub-secretário para a área dos Assuntos Europeus e Cooperação Externa. É extinto o cargo de Secretário Regional adjunto da Vice-presidência. Apresenta como novidades André Jorge Bradford, para Secretário Regional da Presidência, Miguel Fernandes Correia para Secretário Regional da Saúde e Maria Lina Mendes, para secretária Regional da Educação e Formação. José Silva Contente passa para a Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, enquanto a Secretaria do Trabalho e Solidariedade Social foi entrege a Ana Paula Marques. José Álamo de Menezes, transitou da Secretaria da Educação para a Secretaria do Ambiente e do Mar, e Vasco Ilídio Cordeiro, deixa o cargo de Secretário Regional da Presidência para assume a Secretaria da Economia. Rodrigo Oliveira passa de diretor regional para Sub-secretário dos Assuntos Europeus e da Cooperação Externa.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Outras Ligações Editar