FANDOM


Daniel Yudovin, experiente nadador de Los Angles, Califórnia, EUA. Homem de nogócios reformado de 58 anos, realizou outras travessias a nado, como no Canal da Mancha, do Estreito de Gibraltar e do Estreito de Cook, na Nova Zelândia, do Estreito de Sunda, na Indonésia, do Estreito de Tsugaru, no Japão. É casado com Beth Yudovin, que é também sua treinadora.

Em 20 de Agosto de 2008, Yudovin completou a travessia do Canal do Faial, Açores, saindo do Ilhéu Negro, no Monte da Guia, chegando à Ponta da Pedra Branca, na Areia Lagra, munícipio da Madalena, em 2 horas e 20 minutos. Em seguida, a 25 de Agosto, fez a difícil travessia do Canal de São Jorge, entre São Roque do Pico e Velas, em 7 horas e 27 minutos. Yudovin bateu o anterior recorde alcançado em 1966 pelo picoense José Maria de Medeiros. Maria de Medeiros realizou a travesia do Canal do Faial em 2 horas e 30 minutos, e em seguida, a travessia do Canal de São Jorge, em 11 horas e 50 minutos. A 5 de Setembro, realizou a travessia desde da Ilha do Corvo, partindo da Ponta Negra, até a costa da freguesia de Ponta Delgada, munícipio de Santa Cruz das Flores, em 7 horas e 10 minutos. (Jornal Incentivo de 26/9/2008, pág. 4)

O pioneiro na travessia a nado do Canal do Faial foi norte-americano S. A. Gustafson, em 1926, que atravessou o Canal do Faial, em 5 horas e 20 minutos. Apenas 3 anos depois, em 1929, o faialense Manuel Azevedo Lima, desportista do Sporting Clube da Horta (SCH), completa a travessia em 3 horas e 06 minutos, em sentido inverso.

Ligações Externas Editar