FANDOM

Capelas é uma vila e sede de freguesia do município de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel. Têm uma superficie total de 16,84 km² e 3 759 habitantes (Censos 2001), com uma densidade populacional de 223,2 hab./km². É banhada pelo Oceano Atlântico a norte. Tem montanhas a sul.

Sua História Editar

A paróquia foi instituída em 12 de Fevereiro de 1592, por carta régia de Filipe I de Portugal, a pedido do então Bispo de Angra, D. Manuel de Gouveia. A igreja matriz (Século XVI) ostentava o título de Matriz-Prioral.

Foi elevada a vila e sede de município por Carta de Lei de 23 de Julho de 1839. O município era constituído pelas freguesias de Bretanha, Capelas, Fenais da Luz, Santo António e São Vicente Ferreira.

A existência do município foi efémera, nunca tendo chegado a assumir na plenitude as respetivas funções. Foi extinto em 1855, tendo o seu território integrado no município de Ponta Delgada. Capelas não perderia o título de "vila", mas o seu uso cairia no esquecimento.

A vila das Capelas foi um importante centro baleeiro, funcionando no seu pequeno porto, na primeira metade do Século XX, uma armação baleeira. Nas imediações do porto de pesca, foi instalada uma fábrica de óleo e farinha de cachalote, hoje em ruínas. Em 1849, tinha 9 026 habitantes.

Capelas foi elevada categoria de vila a 24 de Junho de 2003 pelo Decreto Legisl. Regional 29/2003/A. As populações de Capelas e freguesias vizinhas reivindicam a restauração do município.

Monumentos, Museus e Jardins Editar

Igreja Matriz do Século XVI; Oficina-Museu;

Economia Editar

A principal atividade económica é a agricultura.

Ligações Externas Editar