Enciclopédia Açores XXI
Advertisement

Artur Manuel Leal de Lima, nasceu a 23 de Maio 1963, na freguesia de Santa Cruz, cidade da Praia da Vitória, Ilha Terceira. É médico-dentista, licenciado em Medicina Dentária pela Universidade do Porto, tendo feito pós-graduação em Direito da Medicina, na Universidade de Coimbra; Pós-graduação em Ortodoncia pelo Centro Europeu de Ortodoncia de Madrid e da Fundacion Gnathos; Curso de Dentisteria Estética pela Universidade de Santa Catarina; Curso de Atualização em Dentisteria Estética pela Universidade de Santa Catarina; Curso teórico-prático de Endodoncia pela Ordem dos Médicos Dentistas; Curso de Cirurgia Oral pela Ordem dos Médicos Dentistas; Curso de calibragem para rastreio das doenças orais, pela Direção-geral de Saúde.

É assessor de Medicina Dentária do Quadro de Pessoal do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo; Coordenador do Serviço de Saúde Oral do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo; Médico Dentista do Quando Clínico Interno do SAMS e exerce clínica privada em Angra do Heroísmo.

Prestou serviço público (1995-1999) no Centro de Saúde da Graciosa, tendo contribuído decisivamente para a instalação do Serviço; é membro do Grupo Regional de Saúde Oral e do Núcleo de Formação Profissional do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo. É autor do livro “Ruca um dente igual aos Teus”, editado no âmbito do programa M6 do Centro de Saúde de Angra do Heroísmo, entre outras.

No capítulo social, é Representante da Ordem dos Médicos Dentistas na Região Autónoma dos Açores; Membro do Conselho Directivo da Ordem dos Médicos Dentistas; foi Presidente do Conselho Fiscal do Aero Clube da Ilha Terceira (2000 a 2002) e Presidente da Direção do Aero Clube da Ilha Terceira de 2003 a 2006.

Na política é, atualmente, Presidente do CDS-PP Açores, da Comissão Política Regional e da Comissão Diretiva Regional; Vice-presidente do Conselho Nacional do CDS-PP eleito no XXII Congresso, em Março de 2007; Presidente da Comissão Política da Ilha Terceira e Deputado Regional. Foi Vereador da Câmara Municipal da Praia da Vitória em 2000 e 2001; Membro da Assembleia Municipal da Praia da Vitória desde Outubro de 2005. Como cabeça de lista pela Ilha Terceira nas Regionais 2008, conseguiu alcançar 2993 votos, isto é, 13,88% dos votos.

Advertisement