FANDOM


Jornalista, investigador e olisipógrafo, nasceu no dia 18 de Março de 1938 em Ponta Delgada. Possui neste momento a carteira profissional de jornalista com o número 1.

BiografiaEditar

Radicado em Lisboa desde 1959, foi redactor dos jornais "República", "Diário de Notícias" e "A Capital", antes de ser convidado a chefiar a redacção de "O Primeiro de Janeiro". Foi chefe da redacção do importante jornal portuense entre 1968 e 1980, regressando depois ao "Diário de Notícias". Foi também chefe da redacção da revista "Vida Mundial". Repórter do quotidiano e analista e crítico de questões culturais e cívicas, a sua investigação e abordagem circunscrevem-se ao âmbito da língua e literatura portuguesa e da literatura brasileira; da literatura francesa e da literatura espanhola; da valorização e defesa do património, à história e problemática da cidade de Lisboa e da região dos Açores. Muitos dos seus artigos recentes, no diário "Público" e no semanário "Expresso" abordam estes temas e a história do jornalismo português.

É membro da Academia das Ciências de Lisboa, da Academia Portuguesa de História, da Academia Nacional das Belas-Artes e da Academia Brasileiras de Letras.

PublicaçõesEditar

Tem uma vasta obra publicada em livro, inserida em revistas, jornais e catálogos de exposição e em centenas de comunicações, colóquios e conferências. Destacam-se os volumes "Repórteres e Reportagens em Primeira Página", "Domingos Rebelo: Vida e Obra", "25 dos 4", "Nemésio sem Limite de Idade", "As Três Fidelidades de Aquilino" e "Almada Negreiros, Os Painéis, A Geometria e Tudo"

O conteúdo da comunidade está disponível sob CC-BY-SA salvo indicação em contrário.