FANDOM

António Manuel da Silva Melo, natural da Ilha Graciosa, é diplomado, pelo Conservatório Nacional de Lisboa, em Trompa e Composição e Licenciado em História, pela Universidade Aberta de Lisboa, tendo frequentado, também, o Curso de Regência de Orquestra ministrado pelo Maestro Hans Herbert Joris, organizado pela APEM, com o apoio do Conselho de Música da Alemanha Federal.

Formou a Orquestra Regional Lira Açoriana a fim de representar os Açores na Expo 98, em Lisboa, com a qual efetuou concertos em quase todas as ilhas dos Açores, na Expo 2000, na Alemanha, em Coimbra e em Leiria. Colaborou com as Orquestras Gulbenkian, Teatro de São Carlos e Nova Filarmonia. Atualmente, é Maestro da Orquestra Regional Lira Açoriana e professor de Educação Musical.

Para além do trabalho que desenvolveu com Raquel Marques Simões, em Pedagogia Musical, António Melo trabalhou com Edwin Gordon em Investigação e Pedagogia da Música, Teoria da Aprendizagem Musical e Ensino de Instrumentos e Orientações Musicais para crianças em Idade Pré–escolar, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Durante dezassete anos dirigiu a Banda União Praiense da Ilha Graciosa. No dia 25 de abril de 2009, por ocasião das Comemorações do aniversário do 25 de abril de 1974, nas Portas do Mar em Ponta Delgada, dirigiu 9 Bandas Filarmónicas de vários municípios da Ilha de São Miguel, num total de cerca de 400 músicos que, em conjunto, interpretaram temas evocativos de abril.