FANDOM

António Manuel Bettencourt Machado Pires nasceu na cidade de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, em 1942. Professor Catedrático aposentado da Universidade dos Açores (UAç)), licenciou-se em Filologia Românica, pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1966. Nesta Faculdade desempenhou o cargo de assistente de Vitor Nemésio e de docente de História da Cultura Portuguesa, bem como regeu a cadeira após a jubilação de Nemésio.

Convidado para a docência aquando da fundação do Instituto Universitário dos Açores, veio para Ponta Delgada, onde defendeu a sua Tese de Doutoramento. Fez carreira universitária na Universidade dos Açores, na qual foi Reitor entre Dezembro de 1982 e Junho de 1995, instalando oficialmente a Universidade, em 1990. Criou um Mestrado em Cultura e Literatura Portuguesas. Pertenceu ao Centro de Estudos do Século XIX do Grémio Literário e foi Bolseiro do Instituto para a Alta Cultura. Assinou, em 1984, um Convénio com a Universidade Federal de Santam Catarina, Brasil.

Organizou e participou em dezenas de Congressos e realizações similares, assim como em palestras em universidades estrangeiras. Tem vários livros publicados, é autor de prefácios e introduções e tem colaborado inúmeras vezes em várias revistas. Orientou teses de Mestrado e Doutoramento e integrou os respetivos júris. Fundou, com Teodoro de Matos, a Revista Arquipélago, na Universidade dos Açores, em 1979.

Em 1996, fundou com Fernando Cristóvão, o Seminário Internacional de Estudos Nemesianos, na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, do qual é Presidente. É Membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional/Casa da Moeda. Foi representante dos Açores no Conselho Superior de Ciência e Tecnologia. É Grande Oficial da Ordem da Instrução.