Enciclopédia Açores XXI
Advertisement
  • 28 de janeiro - Fernão de Teles Meneses comprou a Capitania da Ilha das Floreiras (designação para a Ilha das Flores e Ilha do Corvo) a João de Teive, filho de Diogo de Teive.
  • 17 de fevereiro - Com desaparecimento de Jacóme de Bruges, é feita a divisão da Capitania-donataria da Ilha de Jesus Cristo ( Ilha Terceira ) em duas novas Capitania-donataria - de Angra e da Praia. Doação da Capitania-donataria da Praia a Álvaro Martins.
  • 10 de março - Venda da Capitania-donataria da Ilha de São Miguel a Rui Gonçalves da Câmara por João Soares de Albergaria, sobrinho de Gonçalo Velho Cabral. No documento se diz: "a dita ilha desde do começo da sua povoação até ao presente é muito mal aproveitada e pouco povoada". A venda é confirmada pelo Rei D. Afonso V a 20 de maio. Reconfirmada pelo Infante D. Diogo a 25 de julho de 1483.
  • 2 de abril - Doação da Capitania-donataria de Angra a João Vaz Corte-Real. Veja 1483.
  • 12 de maio - Doação da Capitania-donataria da Ilha de Santa Maria a João Soares de Albergaria, sobrinho de Gonçalo Velho Cabral.